Depois da paragem para férias no mês de Agosto, a música regressa ao Salão da Baixa de Coimbra com um programa rico e diverso.
Os Luna de Dean Wareham, Pete “Sonic Boom” Kember com o seu projeto Spectrum, Jeffrey Lewis & Los Bolts e os Acid Mothers Temple são os destaques maiores.
O arranque faz-se na segunda feira, dia 3 de setembro, em jeito de “aquecimento” para o Festival Lux Interior (que decorre em Coimbra entre 13 e 15 de setembro). Para a ocasião, sobem ao palco os Luna, banda nascida das cinzas dos incontornáveis Galaxy 500, em data única em Portugal, marcada pelo lançamento de “Luna Demos” no catálogo da conimbricense Lux Records. A primeira parte estará a cargo dos Birds are Indie.
Já na semana seguinte, a 12 de setembro, o Salão acolhe uma datas da digressão do Omniae Ensemble do compositor/baterista Pedro Melo Alves. Com datas na Casa da Música, CCB e SMUP, o ensemble resultante do trabalho vencedor do Prémio de composição Bernardo Sasseti foi reconhecido com projeto revelação pela jazz.pt em 2017. A 13 de setembro e na sequência de uma residência artística no Salão, atua a francesa Fanny Roz, em formato de piano solo.
Já na segunda metade do mês o Salão, uma semana cheia que se inicia com os italianos La Maschera, uma das bandas mais relevantes da cena musical independente napolitana. O concerto de 18 de setembro encerra as datas em Portugal. No dia seguinte (19 de setembro), e naquele que será certamente um dos pontos altos da programa de setembro, o salão recebe o projeto Spectrum de Pete “Sonic Boom” Kember, fundador dos semainais Spacemen 3. O fim de semana conta com a estreia nacional de Jeffrey Lewis & Los Bolts, projeto nova-iorquino que se apresenta no âmbito do ciclo American Autuum, numa co-produção com a Lugar Comum. A semana termina com outra estreia, desta feita a dos Gypos, banda cujos membros se dividem entre Coimbra, Leicester e Lisboa e que apresenta o seu EP de estreia.
A terminar o mês, uma semana exclusivamente nacional, com os algarvios Alcool Club (27 de setembro), que iniciam no Salão uma curta digressão que os leva igualmente à Casa da Música e à Musicbox, a Lisboa cabo-verdiana dos Fogo Fogo (28 de setembro) e Tatanka, que continua a presentar o seu trabalho a solo, desenvolvido paralelamente aos The Black Mamba (29 de setembro).
Os concertos da rentrée terminam com a recepção aos Acid Mothers Temple, verdadeira instituição do psicadelismo rock japonês.
3 Setembro – Luna (EUA) + Birds are Indie
12 Setembro – Omniae Ensemble (PT)
13 Setembro – Fanny Roz (FR)
18 Setembro – La Maschera (IT)
19 Setembro – Spectrum aka Sonic Boom (RU)
21 Setembro – Jeffrey Lewis & Los Bolts (EUA)
22 Setembro – Gypos (PT)
27 Setembro – Alcool Club (PT)
28 Setembro – Fogo Fogo (PT)
29 Setembro – Tatanka (PT)
2 Outubro – Acid Mothers Temple (JP)