Vai ser assim a edição de 2020 do Porto/Post/Doc

Foi apresentada a programação completa da edição de 2020 do Porto/Post/Doc. Foi em ambiente contido que a mesma foi anunciada ao final da manhã desta terça feira, 3 de Novembro no Teatro Rivoli.

No total serão mais de 60 filmes aqueles que, entre 20 e 29 de novembro, percorrerão as salas do Porto e a plataforma VoD que o evento lançará, em exclusivo, para esse período. Com obras oriundas dos vários cantos do mundo, o festival propõe um calendário diverso e adaptado às necessidades de hoje com estreias nacionais, conversas, entrevistas a realizadores, sessões para famílias e uma academia destinada a pensar novas forma de produção de conteúdos realizada em parceria com o Canal 180.

 

Portugal, França, África do Sul, Laos, Espanha, Israel, Brasil, México, Argentina e Iraque são algumas das paragens propostas pela selecção da Competição Internacional que hoje se anuncia. Um programa composto por nove obras de produção recente que traçam olhares sobre questões sociais e políticas um pouco por todo o mundo. Histórias reais que nos levam pelo Bairro do Aleixo, a sua demolição e a forma como a sua comunidade resiste (A Nossa Terra, O Nosso Altar, de André Guiomar), pelas fronteiras entre o Brasil e o Uruguai na viagem de duas personagens de espectros políticos opostos em busca de José Mujica (Partida, de Caco Ciocler) ou pelas comunidades agrícolas e remotas das montanhas argentinas, terra em colisão entre o humano e o divino, o térreo e o místico (Piedra Sola, de Alejandro Telémaco Tarraf). Histórias em migração que nos trazem novas pistas sobre as relações emergentes entre a África e a China (Days of Cannibalism, de Teboho Edkins), a forma como as crianças de uma vila nas montanhas perto de Mosul revivem um século da história do Iraque para compreender o seu presente (Sandlines, The Story Of History, de Francis Alÿs), e as vinhetas sobre a vida quotidiana palestiniana sob ocupação israelita (Of Land and Bread, Ehab Tarabieh). Histórias compostas de afectos como as de Xana, France, Hugo e Nadine em volta do lago Nam Ngumat (Goodbye Mister Wong, de Kiyé Simon Luang), da rendição ao amor como proposto no texto Bucólicas de Virgílio (Amor Omnia, de Yohei Yamakado) ou do que se revela num diário íntimo de uma mulher com passado próspero (My Mexican Bretzel, Nuria Giménez).

 

Dando continuidade ao trabalho iniciado em anteriores edições, o Porto/Post/Doc volta a propor um olhar sobre o cinema espanhol recente com quatro obras recentes: Land Underwater, de Maddi Barber, Lúa vermella, de Lois Patiño, Work Or To Whom Does The World Belong, de Elisa Cepedal e Bendito Machine Saga, de Jossie Malis.

 

Com curadoria do realizador Eloy Domínguez Serén, um programa sobre cinema sueco, composto por: The Great Adventure, de Arne Sucksdorff, They Call Us Misfits, de Stefan Jarl e Jan Lindkvist, e A Swedish Love Story, de Roy Andersson.

Novidade ainda, a parceria com o festival espanhol In-Edit, que aqui apresenta três documentários de música: Niños Somos Todos, de Sergi Cameron, Autoluminescent: Rowland S. Howard, de Lynn-Maree Milburn e Richard Lowenstein, e Liberation Day, de Morten Traavik e Ugis Olte.

No Planetário do Porto, local de exibição mais inusitado do festival, passarão três filmes panorâmicos que convidam o espectador a mergulhar numa viagem de sensações. Para as famílias, duas sessões matutinas de fim-de-semana com um programa adaptado a crianças maiores de 4 anos.

 

Novidade este ano é também a 180 Media Academy, um programa de formação complementar para estudantes e jovens profissionais do sector media e audiovisual que procura explorar os novos paradigmas da produção contemporânea. Reunindo um conjunto de oradores não conformistas, esta apresentará um programa que pensa novas formas de contar histórias através de outras plataformas e meios de distribuição. O programa tem uma componente presencial, a ter lugar sábado, dia 21 de novembro, completando-se, posteriormente online, entre os dias 24 e 27 de novembro de 2020 com uma série de masterclasses, conferências, projeções e desenvolvimento de projetos.

O 180 Media Academy resulta de uma colaboração entre a plataforma media Canal180 e o festival de cinema Porto Post Doc e o programa completo pode ser consultado em: https://academy.180.pt.

 

As novas confirmações juntam-se aos já anunciados programas A Cidade do Depois, Transmission, Competição Cinema Novo, Competição Cinema Falado e Highlights. O Porto/Post/Doc regressa entre os dias 20 e 29 de novembro em duplo formato: sessões em sala no Rivoli, Passos Manuel e Planetário do Porto, e uma programação paralela em VoD na plataforma Shift72.

Mais informações podem ser consultadas em https://www.portopostdoc.com.

 

 

Seleção Competição Internacional

A Nossa Terra, O Nosso Altar, André Guiomar, Portugal, 2020, DOC, 77′

Amor Omnia, Yohei Yamakado, França, 2019, DOC, 11′

Days of Cannibalism, Teboho Edkins, França, África do Sul, Holanda, 2020, DOC, 78′

Goodbye Mister Wong, Kiyé Simon Luang, Laos, França, 2020, FIC, 106′

My Mexican Bretzel, Nuria Giménez, Espanha, 2019, FIC, 72′

Of Land and Bread, Ehab Tarabieh, Israel, 2019, DOC, 89′

Partida, Caco Ciocler, Brasil, 2019, DOC, 93′

Piedra Sola, Alejandro Telémaco Tarraf, Argentina, México, Qatar, Reino Unido, 2020, FIC, 72′

Sandlines, The Story Of History, Francis Alÿs, Iraque, 2019, FIC, 61′

 

Seleção Cinefiesta

Land Underwater, Maddi Barber, Espanha, 2019, DOC, 50′

Lúa vermella, Lois Patiño, Espanha, 2019, FIC, 84′

Work Or To Whom Does The World Belong, Elisa Cepedal, Espanha, 2019, DOC, FIC, 65′

Bendito Machine Saga, Jossie Malis, Espanha, 2006, 2018, ANI, 54′

 

Seleção Carte Blanche Eloy Domínguez Séren (Programa apoiado pela Embaixada da Suécia)

 

The Great Adventure, Arne Sucksdorff, Suécia, 1953, DOC, 91′

They Call Us Misfits, Stefan Jarl, Jan Lindkvist, Suécia, 1968, DOC, 100′

A Swedish Love Story, Roy Andersson, Suécia, 1970, FIC, 115′

 

Seleção Carte Blanch In-Edit

Autoluminescent: Rowland S. Howard, Lynn-Maree Milburn, Richard Lowenstein, Austrália, 2011, DOC, 110′

Liberation Day, Morten Traavik, Ugis Olte, Letónia, Noruega, 2016, DOC, 100′

Niños Somos Todos, Sergi Cameron, Espanha, 2019, DOC, 95′

 

 

Fotografias / Reportagem: Paulo Homem de Melo

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