Unsafe Space Garden Live at Madison Space Garden

Depois do lançamento do CD/comicbook “WHERE’S THE GROUND?” em 2023, os Unsafe Space Garden iniciam 2024 a abrir uma sala de espetáculos na nossa imaginação: ’Unsafe Space Garden – Live from Madison Space Garden’.

 

Os Unsafe Space Garden chamaram à sua sede intergaláctica o colectivo Ovo Estrelado (neste caso com Luís Sobreiro na realização x edição x camera e Bernardo Oliveira na direção de fotografia x vfx x camera; e vice-versa) e apresentaram-lhes uma demanda, no mínimo, suis-generis : “A Humanidade precisa de um híbrido entre sitcom, live-session, concerto, videoclipe e animação. Alinham?”.

Eles disseram que sim e assim se fez. Juntou-se um jingle introdutório reminiscente de séries como “Médico de Família” ou “Friends” a uma apresentação em jeito de talk-show pela idiossincrática vocalista Alexandra Saldanha; misturou-se bloopers  e devaneios de imagem off-script, adicionou-se screen-recordings manipuladas de uma viagem GPS, ilustrou-se títulos, animou-se partes e ainda se colocou o resultado no mundo das páginas da própria banda desenhada que acompanha o disco: UFA! Tudo isto enquanto executam performances inéditas, explosivas e milimétricas das músicas “ISN’T THIS IDEAL?”, “GROWN-UPS!” e “DONDE ESTA EL SUELO?”, todas elas presentes no álbum “WHERE’S THE GROUND?”. P.S – Se no decorrer da visualização deste conteúdo for, porventura, difícil de perceber onde estão, não se preocupem, terão o oportuno auxílio do atrás mencionado GPS, que vos situará eficazmente a alma, o humor e a língua durante a música “DONDE ESTÁ EL SUELO?”.

Após tirarem todos os apontamentos em festivais como Tremor, MIL Lisbon e Primavera Sound Porto, os Unsafe Space Garden apresentam assim uma derradeira tese de 16 minutos sobre a busca do onírico sítio comum. Pode parecer bizarro e pode provocar convulsivamente a pergunta “o que é isto?”, mas talvez nos esteja a ser instilada a ideia de que se podemos imaginar um sítio destes, então talvez o consigamos concretizar, por mais estranho e impossível que possa parecer. Resta-nos acreditar que eles são capazes de edificar tal lugar, meter os fones e ir alegremente com eles.

Partilha