“Uma Mulher Doce” de Sergei Loznitsa estreia a 7 de Junho

Uma mulher vive sozinha numa aldeia na Rússia. Certo dia, é-lhe devolvida uma encomenda que enviara para o marido na prisão. Surpreendida e confusa, não tem outra escolha se não dirigir-se à cadeia situada numa região remota do país, de modo a obter uma explicação. É assim que tem início a batalha contra uma fortaleza impenetrável, a prisão onde as forças sociais do medo estão em constante movimento. Enfrentando a violência e a humilhação, embarca, contra tudo e contra todos, numa busca cega por justiça. 

“A minha ideia inicial era contar a história de uma mulher, desta mulher. O marido está na prisão, ela envia-lhe uma encomenda e a embalagem é devolvida. Ela não percebe o motivo, vai pedir informações e assim começa o filme… Não tinha um final, apenas o resumo de um enredo. O final que tencionara escrever na primeira versão do argumento era muito diferente daquele por que optei. Demorei muitos anos a desenvolver esta história, e o que ficou da ideia inicial foi o estoicismo da heroína e a expressão impassível do rosto dela: ela não sorri uma única vez durante todo o filme  (…) Uma miríade de personagens começa a juntar-se a ela e a história começa a  desenrolar-se“

 

“Uma Mulher Doce” foi apresentado na Selecção Oficial do Festival de Cannes. Tem estreia marcada a 7 de Junho nos cinemas.

Partilha