Uma cidade da Moda vai nascer no maior parque urbano do País…

É no Parque da Cidade do Porto que se vai concentrar boa parte do programa de desfiles da 42.ª edição do Portugal Fashion Outono-Inverno 2018/19, que tem início a 17 de março no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa e continua nos dias 22, 23 e 24 do mesmo mês na cidade Invicta. Vai então nascer uma verdadeira cidade da moda no maior parque urbano do país, onde será instalada uma megaestrutura com capacidade para acomodar 3 espaços de desfiles, bastidores, showroom, várias áreas sociais e de lazer, sala de imprensa, entre outras valências. Com 10 mil m2 de área total, 8 mil dos quais totalmente cobertos, a megaestrutura a instalar no Parque da Cidade do Porto é composta por 6 módulos distintos. Para se perceber a ordem de grandeza em causa, deve referir-se que as 3 áreas de passerelle previstas têm 1.000 m2 cada uma, onde cabem confortavelmente cerca de 1.000 espectadores por desfile.

“Nesta edição do Portugal Fashion, vamos seguir a lógica organizativa dos  grandes shows de moda internacionais, como as fashion weeks de Londres, Nova Iorque e Paris, que privilegiam a realização dos desfiles em grandes estruturas amovíveis instaladas em locais nevrálgicos das cidades” , explica o diretor de comunicação do Portugal Fashion.
No nosso caso, queremos aproveitar as potencialidades do Parque da Cidade do Porto, um espaço com excelentes condições para a organização de eventos: amplitude, comodidade, bons acessos,  aprazibilidade, etc..  Em termos de conforto e  funcionalidade, quer para os protagonistas dos desfiles, quer para os nossos convidados, é uma magnífica solução” acrescenta Rafael Alves Rocha. “Importa salientar, a propósito, que o Portugal Fashion gosta de inovar na seleção dos locais de realização dos desfiles. Ora, desta vez iremos construir uma verdadeira cidade da moda que reforçará paralelamente a capacidade promocional, a linguagem estética e a mundividência autoral de criadores e marcas. Assim acontece também em Lisboa, com a escolha a recair sobre o novo Terminal de Cruzeiros”, conclui o mesmo responsável.

All aboard no terminal de cruzeiros…
É no edifício desenhado pelo arquiteto Carrilho da Graça que se vai iniciar o 42.º Portugal Fashion, no dia 17 de março, às 14:41. Sim, é mesmo este o horário ou não fossem os Storytailors os primeiros a entrar em cena no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, em Santa Apolónia. Como vem sendo hábito, a dupla João Branco e Luís Sanchez promete não um tradicional desfile em passerelle, mas uma fashion show performance.  A seguir, o evento entra em velocidade de cruzeiro com uma série de nomes grandes da moda portuguesa, a saber: Alexandra   Moura, Susana Bettencourt, Pedro Pedro, Alves/Gonçalves, Carlos Gil e TM Collection  by Teresa Martins.

Do encanto do Tejo, o Portugal Fashion ruma ao bucolismo do Parque da Cidade do Porto, com os seus 83 hectares de área verde espraiando-se até ao Oceano Atlântico. O dia 22 é, quase na totalidade, dedicado a jovens criadores do projeto Bloom, com a qual o Portugal Fashion descobre, promove e apoia novos talentos da moda nacional. De resto, a passerelle abre nesse dia, logo às 15h00, com a apresentação dos coordenados dos oito finalistas do Concurso Bloom. O vencedor do certame será conhecido no final do desfile. Ainda no âmbito do projeto Bloom, vão desfilar, durante toda a tarde e início da noite, 6 jovens criadores e uma marca. Em paralelo aos desfiles, acontece o Bloom Intershow Music, um espetáculo de DJing a cargo de DJ Kitten e dos White Haus em live act.

O primeiro dia de desfiles no Porto termina em beleza, com as novas coleções para a estação fria de Anabela Baldaque, Estelita Mendonça e Júlio Torcato. Dois nomes consagrados e um talento emergente para ver a partir das 21h00, no Parque da Cidade do Porto. Nos dias 23 e 24 de março, ao longo da tarde e à noite, desenrola-se boa parte do programa de desfiles do 42.º Portugal Fashion Outono-Inverno 2018/19. Há, então, a oportunidade de apreciar as coleções invernosas dos consagrados Diogo Miranda, Luís Buchinho, Luís Onofre, Micaela Oliveira, Miguel Vieira, Nuno Baltazar e Katty Xiomara. Destaque ainda, na moda de autor, para as presenças de criadores tão promissores como Carla Pontes, Hugo Costa, Inês Torcato e David  Catalán – os  dois últimos fazem, nesta edição do evento, a passagem do projeto Bloom para a passerelle  principal, depois da recente participação no calendário da Altaroma, em Roma, com o apoio do Portugal Fashion.

Propostas comerciais em passerelle e showroom sem descurar a vertente comercial, que está na matriz do evento, o 42.º Portugal Fashion vai dar a conhecer as propostas de pronto-a-vestir e calçado de grandes marcas nacionais. De vestuário, estão previstos os desfiles de Ana Sousa, Concreto, Dielmar, Lion of Porches, Meam e Pé de Chumbo. Como habitualmente, o programa do evento contempla também um desfile dedicado ao calçado, no qual vão ser reveladas as novas coleções de Ambitious, Fly London,  J. Reinaldo, Nobrand, Rufel e The Baron’s Cage. Com objetivos eminentemente comerciais, está também prevista a realização do showroom Brand Up. À semelhança da edição transata, o certame adota um conceito alargado de moda, abarcando não só criações de autor e pronto-a-vestir mas também calçado, joalharia e produtos lifestyle. Está prevista a presença de mais de 60 marcas de vários setores, cujos produtos podem ser vistos e adquiridos no local por qualquer visitante, dado que o acesso é livre.

Como salienta o diretor de comunicação, “o Portugal Fashion está num processo de reorientação estratégica, que passa pelo envolvimento crescente de diferentes players setoriais e também pelo desenvolvimento de sinergias com setores complementares à moda, sobretudo associados ao lifestyle e às indústrias criativas. O objetivo é fortalecer o apoio a marcas portuguesas nos domínios  do  design e da criatividade, enquanto fatores  de competitividade  económica.  Esta união de forças, competências, valências  e networks dará certamente maior abrangência ao trabalho  promocional  do Portugal   Fashion,  quer numa perspetiva setorial, quer numa perspetiva de criação de valor”, esclarece Rafael Alves Rocha.

 

photo: Paulo Homem de Melo / Arquivo Glam Magazine

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