Um Ofertório em Família…

Caetano Veloso e seus filhos Zeca, Moreno e Tom, estiveram ontem no Coliseu Porto, para o primeiro dos seis concertos em Portugal em cinco cidades (Lisboa, Figueira da Foz, Faro e Ponta Delgada),

Ofertório é um espetáculo criado em parceria com os filhos. Seu registro acústico e o cenário, criam um ambiente familiar e íntimo, cheio de cumplicidades, de paz e harmonia, como se fosse a sala de uma casa, onde uma família passa os seus serões.

Simples, mas com muitas mensagens, onde Caetano ao longo do concerto, vai revelando orgulhosamente, pequenos fatos das histórias e estórias de sua vida, da vida dos seus filhos e das relações entre ambos.

O próprio nome do espetáculo é um exemplo disso, “Ofertório” é o título de uma música que Caetano compôs para a missa de 90 anos de Dona Canô, sua mãe, para ser cantada durante o ofertório.

Com um repertório incluindo clássicos como “Baby”,”O Seu Amor”, “Reconvexo”, “Leãozinho”, “Força Estranha”, entre outras, misturadas com temas originais de cada um dos quatro, onde todos tocam e todos dão voz às músicas, como uma verdadeira reunião familiar, como uma forte conexão temporal.

Como diz Caetano “ Uma celebração do amor pela música e pela família”

Numa época em que cada vez mais, o tempo para estar em família vem sendo limitado por inúmeras situações do Mundo Pós Moderno, o Ofertório do Clã Veloso, faz-nos repensar sobre a falta de cumplicidade cada vez maior entre Pais e Filhos.

 

Reportagem e fotografias: Sérgio Pereira

Partilha