Em 2025, os Calexico regressam com uma digressão especial pela Europa, com data única em Portugal, a 4 de Fevereiro, na Casa da Música. Apresentando-se como um trio íntimo, os membros fundadores Joey Burns e John John Convertino juntam-se ao colaborador de longa data e trompetista Martin Wenk, oferecendo ao público uma experiência rara e próxima do som inspirado no Sudoeste, que se tornou icónico e imagem de marca da banda.
Aclamados pelo seu “indie rock extenso e transcultural”, os Calexico passaram a maior parte das últimas três décadas a explorar as fronteiras musicais do sudoeste americano, criando canções singulares e cinematográficas tão misteriosas e magníficas como as paisagens áridas do deserto que as inspiraram.
Fundada em Tucson, AZ, pelo guitarrista/cantor Joey Burns e pelo baterista John Convertino, a banda teve a sua primeira aclamação generalizada em meados da década de 1990, com uma série de registos que misturam as linhas entre as suas raízes, rock e influências latinas, mas foi com “Feast of Wire”, álbum de 2003, que começou verdadeiramente o sucesso comercial e da crítica, que lhes valeu a sua primeira aparição nas tabelas da Billboard.
Nos anos que se seguiram, Calexico viria a lançar mais oito álbuns de estúdio igualmente bem recebidos que os levaria a marcar presença no Coachella, Bonnaroo, Glastonbury e Roskilde, além de datas com artistas como Wilco, Pavement, Arcade Fire, Andrew Bird e outros.
🖋 Redação / press release