Chama-se “To Hope” e é o primeiro trabalho discográfico em nome próprio de Sara Ross, compositora portuguesa, aqui na vertente canção.
A partir do poema homónimo de John Keats (1795-1821), conta com a participação especial de Maria João na voz e o quarteto de cordas formado por Ana Pereira, Ana Filipa Serrão, Joana Cipriano e Ana Raquel Pinheiro.
“To Hope”
Escrevi esta música numa noite. É uma música muito simples. Ao recordar-me disso, faz-me pensar quando, por exemplo, temos uma contratura que, ao ser fortemente pressionada, há aquela dor quase insuportável seguida de uma sensação de libertação química e relaxante em todo o corpo. Foi assim num momento de desprendimento emocional. Na altura também saíram-me umas palavras fruto do momento, mas foi quando posteriormente encontrei este poema do Keats que senti ter encontrado o resto da música.
Ao sonhar não foi nada difícil ter pensado na Maria João. A palavra é autêntica na voz dela, é doçura, é drama, é profundidade, é brincadeira.
Já tínhamos colaborado, mais indiretamente, em “Songs For Shakespeare”, onde contribuí com arranjos para ensemble que integrariam este novo disco de Maria João & OGRE Electric.
Sara Ross