O TNSJ apresenta online, este fim-de-semana, A Morte de Danton, em detrimento de Bella Figura, cuja exibição, devido a um problema técnico, teve de ser cancelada. A Morte de Danton, de Georg Büchner, regressa, assim, ao “palco” digital do Teatro Nacional São João (TNSJ) para uma “revisitação” do caos poético e sangrento da Revolução Francesa.
O drama em quatro atos, no qual o fim é anunciado e a morte a única certeza, vai ser transmitido online hoje, às 22h00, ficando disponível até ao final do dia de domingo no site e no Vimeo (vimeo.com/showcase/tnsj) da Casa.
A peça relata os últimos dias de vida de uma das figuras mais proeminentes deste período, Georges Jacques Danton (interpretado por Albano Jerónimo), entre as vésperas da sua detenção e execução na guilhotina. Escrita em 1835 pelo poeta, dramaturgo, cientista e revolucionário alemão Georg Büchner, A Morte de Danton transporta-nos para a atualidade, propondo uma reflexão sobre o estado de convulsão e decomposição que se vive, com o avanço do populismo e a potência do ódio e de conceitos extremistas. Entre as 22h00 de sexta-feira, e as 24h00 de domingo, “é hora de beber a água da vida por copos de licor, não por malgas”.
Photo: João Tuna