No dia 23 de maio, os The Waterboys e os Sensible Soccers vão pisar o palco do North Music Festival que representa “o pontapé de saída” dos festivais de verão em território nacional. A banda de Mike Scott, que marcou a década de 1980 e atravessa gerações, regressa a Portugal para apresentar o seu mais recente álbum, “Where The Action Is”. Já o grupo português estreia-se no festival depois da mini-tour europeia com o seu novo CD, “Aurora”.
O grupo responsável pelos êxitos “The Whole of the Moon”, “Fisherman’s Blues”, “How Long Will I Love You” ou “A Girl Called Johnny” surgiu em Edimburgo, na Escócia, em 1983. Em 2020, a banda é composta por Mike Scott (o único membro original), Steve Wickham, Paul Brown, Ralph Salmins e Aongus Ralston. Os The Waterboys – que contam com mais de uma dezena de álbuns na sua discografia e que esgotaram o Campo Pequeno em novembro – iniciaram o seu percurso com uma mistura de música celta, gospel e country, um estilo que foi evoluindo ao longo dos anos. Vários artistas têm adaptado e apresentado alguns dos clássicos do grupo, como Ellie Goulding, Prince, U2 e, mais recentemente, Fiona Apple.
Os Sensible Soccers são a primeira banda portuguesa a integrar o cartaz da quarta edição do North Music Festival. Depois de “8” (2014) e “Villa Soledade” (2016), o grupo lançou no ano passado o seu terceiro álbum, “Aurora”, que conta com a produção e participação (no sintetizador modular) de B Fachada. O núcleo da banda nortenha é composto por André Simão, Hugo Gomes e Manuel Justo, sendo que o último CD contou ainda com as contribuições de Sérgio Freitas e Jorge Carvalho. A banda eletrónica é conhecida pela sua identidade própria e por fundir este estilo de música com instrumentos mais acústicos como as marimbas, as flautas e o baixo.
O North Music Festival decorre a 22 e 23 de maio, na Alfândega do Porto.
photo: Arlindo Homem / arquivo Glam magazine