Depois de “One trick pony“, os Dirty Coal Train (Dirty Coltrane?) lançam o 2º single “Hit“. Este tema usa influências mais gingonas do rock para falar de problemas de quem inicia o seu próprio negócio e se vê atolado de impostos e das rendas que crescem exponencialmente.
Serve assim de referência directa a todas as casas de espetáculos com bandas de originais que entretanto fecharam e àquelas que, nestes tempos pandémicos, se vêm numa luta para sobreviver uma vez que, como não são consideradas pelo próprio Ministério como locais de cultura, mas sim como meras discotecas/ bares.
A frustração do rock (e derivados mais ou menos pesados) ter já décadas em Portugal mas ainda ser considerado a “persona non grata” da cultura está patente no refrão. Uma música de protesto que o faz de modo “bem disposto” e (mais uma vez) uma bela rockalhada dos Dirty.
Na impossibilidade duma tour repleta de concertos típicos de Dirty regado a suor, ruído, encontrões e abraços, a banda pediu ajuda a elementos dos Humana Taranja e ao Casal Ventoso (Nick Suave e Inês Ribeiro) para gravar uma sessão/ensaio ao vivo no Sabugal.
O alinhamento é centrado em temas do disco novo com espaço para 2 versões, uma interpretação de “Motherf#cker for Love” (o tema composto aquando a sessão de “3 pistas” para a Antena3 ) e, para ninguém se ficar a rir, há ainda um inédito que fica já prometido que dará lugar a um single em 2021: “pizza & punk“. A transmissão será no YouTube, dia 16 de Outubro pelas 21h30m. Altura em que podem pegar na vossa cervejinha ou tintol e juntarem-se a nós!
Num rasgo de esperança dum possível regresso à normalidade dos concertos, os The Dirty Coal Train acabam de confirmar a primeira data ao vivo pós-pandemia, 31 de Outubro no Arroz Estúdios, em Lisboa.