“The Asylum Albums (1976-1980)” é o novo volume da Joni Mitchell Archives Series

Depois da digressão de The Hissing Of Summer Lawns, Joni Mitchell retirou-se para a casa de praia de Neil Young para descansar. Ansiosa por viajar, mas indecisa quanto ao destino, Mitchell foi inesperadamente convidada por amigos para uma viagem de carro pelo país. Foi uma das três viagens que Mitchell fez entre 1975 e 1976 e o início de um período definido pelo desejo de viajar, tanto nas suas deslocações físicas como ao nível da exploração musical. Esta fase de transformação é o ponto central de The Asylum Albums (1976-1980), o próximo lançamento da série Joni Mitchell Archives.

O novo volume da série mostra Joni Mitchell no seu estado mais ousado em “Hejira” (1976), “Don Juan’s Reckless Daughter” (1977), “Mingus” (1979) e o álbum ao vivo “Shadows and Light” (1980). The Asylum Albums (1976-1980) estará disponível em 21 de junho pela Rhino como um conjunto de 5 CDs, uma edição limitada (5.000 cópias) de 6 LPs prensados em vinil de 180 gramas e digitalmente.

A artwork da capa de The Asylum Albums (1976-1980) reproduz parte de uma pintura em que Joni Mitchell retrata uma paisagem de forma caprichosamente abstrata. Os fãs poderão desfrutar da pintura completa pois ela está incluída como encarte nas edições em CD e LP.

Durante este período, Mitchell declarou corajosamente a sua mudança do “departamento de êxitos” para o “departamento de arte”. Os críticos demoraram a perceber, mas a sua criatividade estava ao rubro. Em vez de se fazer acompanhar por músicos de estúdio, começou a gravar com virtuosos do jazz como Larry Carlton e Pat Metheny (guitarra), Michael Brecker (saxofone), Herbie Hancock (teclados) e Don Alias (percussão), bem como com vários membros dos Weather Report, incluindo Jaco Pastorius (baixo) e Wayne Shorter (saxofone).

Como complemento das edições em CD e LP, encontra-se um ensaio escrito pela atriz Meryl Streep, uma fã de longa data do trabalho de Mitchell. Ela escreve: “Não é apenas o artefacto – música e letra – que Joni nos dá. A sua arte deixa-nos, a nós próprios, mudados. Ela mudou as coisas dentro de nós. E é assim que os artistas mudam o mundo”.

Hejira” destaca-se como um testemunho da evolução artística de Mitchell. A sua instrumentação moderada, aliada às suas letras introspectivas, resultou em faixas intemporais como “Coyote” e “Furry Sings The Blues” com Young na harmónica. Mitchell disse uma vez: “Suponho que muitas pessoas poderiam ter escrito muitas das minhas outras canções, mas sinto que as canções de Hejira só poderiam ter vindo de mim.”

A sua viagem continuou com “Don Juan’s Reckless Daughter”, um álbum duplo de música maioritariamente experimental. Incluía “Paprika Plains”, uma peça de piano com arranjos orquestrais. Encontrou um público recetivo em buscadores musicais como Bjork, que disse que a abordagem destemida do álbum inspirou mais tarde a sua música.

Por fim, o caminho de Mitchell levou a “Mingus”, a sua colaboração com a lenda do jazz Charles Mingus, que escreveu várias canções para o projeto. Mingus morreu pouco antes da conclusão do álbum, e Mitchell dedicou-o a ele. Quatro canções de Mingus com letras escritas por Mitchell apareceram no álbum, incluindo uma versão de “Goodbye Pork Pie Hat”, homenagem de Mingus ao saxofonista Lester Young e uma de suas composições mais famosas. Nas notas de rodapé do álbum, Mitchell disse que se sentiu totalmente imersa no jazz pela primeira vez enquanto fazia o disco. “Era como se eu estivesse à beira de um rio – com um dedo do pé na água – a senti-lo – e Charlie veio e empurrou-me para dentro – ‘afundar ou nadar’…”

O último álbum de The Asylum Albums (1976-1980) é o álbum duplo ao vivo “Shadows and Light”. Foi o segundo álbum ao vivo de Mitchell e o seu último lançamento com a Asylum Records. Gravou-o durante a digressão para Mingus em setembro de 1979 no Santa Barbara Bowl. Excetuando a interpretação da sua canção clássica “Woodstock”, o álbum centrou-se em canções dos seus álbuns mais recentes, como “Amelia”, “Dreamland” e “The Dry Cleaner From Des Moines”. Os Persuasions, um grupo vocal popular nos anos 60, também apareceram em duas canções: a faixa-título e uma cover de “Why Do Fools Fall In Love”.

O lançamento de The Asylum Albums (1976-1980) prepara o terreno para Joni Mitchell Archives Vol. 4, a próxima edição da série de arquivos dedicada a explorar a carreira de Mitchell através de gravações inéditas em estúdio e ao vivo. Mais pormenores serão anunciados ainda este ano.

Joni Mitchell actuará no Hollywood Bowl a 19 e 20 de outubro para dois espectáculos esgotados muito aguardados. Estes são os primeiros espectáculos de Mitchell em Los Angeles em mais de duas décadas. Em ambas as noites, ela será acompanhada pelo conjunto Joni Jam.

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