Temporada Portugal-França 2022… Programação de Maio 2022

À medida que se aproxima o meio termo da Temporada Portugal-França 2022, torna-se cada vez mais notório e presente o impacto e importância dos intercâmbios culturais entre as duas nações.

 

No mês em que se comemora o Dia da Europa e o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, fronteiras espaciais e temporais são colocadas em xeque pelo fórum “48 X 48, um passado europeu contemporâneo – Temporalidades portuguesas ao espelho: 48 anos de democracia, 48 anos de ditadura” (5 e 6, Biblioteca de Alcântara), em Lisboa.

Na Fundação de Serralves, de 12 de maio a 6 de novembro, inaugura a primeira grande mostra individual do francês David Douard em Portugal, uma das revelações mais inquietantes dos últimos anos no campo da escultura e da instalação multimédia — que, nesta exposição, salta por entre diferentes referências e técnicas para revelar as “doenças do real”.

 

A vertente pedagógica continua expressiva, com propostas artísticas, simpósios e workshops para públicos de todas as idades. É o caso dos projetos “O Triângulo” (2 a 30, nos canais digitais do Teatro Nacional de São Carlos e do Plano Nacional das Artes), uma série educativa, de livre acesso online, sobre a vida e obra de músicos e artistas portugueses e franceses; “Astronomia para os mais novos”, uma viagem imersiva pelo espaço para o público jovem conduzida pelos planetários do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra — que acolhe o evento, entre os dias 23 a 29 — e da Cité des Sciences et de l’Industrie, em Paris; e, em Mação, “A Terra como Acontecimento” (27 a 31, no Centro Cultural Elvino Pereira – Instituto da Terra e Memória), programa multidisciplinar que investiga questões da arte, da ecologia e da filosofia através da expressividade das matérias da Terra.

Incluem-se neste eixo também os projetos “Viver a Europa em viagem entre Coimbra e Poitiers 2022”, “Bioinspiração – Quando a natureza inspira a humanidade” (27, no Museu Nacional de História Natural e Ciência da Universidade de Lisboa) e o festival literário “Lisboa 5L”, grande destaque da programação cultural da capital, que percorrerá diversas bibliotecas, livrarias e teatros da cidade entre os dias 4 e 8.

 

Compromisso e temática transversal de toda a programação da Temporada, uma Europa mais inclusiva e promotora da igualdade de género continua a ser matéria de debates em maio. No Museu de Leiria, a 20 de maio, e no Auditório da Biblioteca de Alcobaça, a 21, o colóquio internacional “Francesas em Portugal. Itinerários Múltiplos” reúne mulheres artistas, cientistas, políticas, portuguesas e francesas, resgatando-as das margens para uma centralidade que tantas vezes lhes foi, e ainda é, injustamente negada. Em Lisboa, a mesma questão motiva a conversa “O Feminismo no Post #MeToo” (19, na Mediateca do Institut français du Portugal) e, talvez de forma inesperada, a exposição de fotografia “Viver a sua Vida, Georges Dambier e a Moda” (6 de maio, no Museu Nacional do Traje).

 

De fevereiro a outubro, sob a temática “O Sentimento Oceânico”, a Temporada Portugal-França 2022 mergulha num grande acontecimento que junta dois países em cocriação, unidos pela amizade e pelos valores que defendem e partilham, através de mais de 200 eventos (84 cidades em França e 55 cidades em Portugal).

Partilha