Surma tem uma prenda de Natal para todos, todas e todes.
Disponível a partir desta sexta feira, 22 de Dezembro, nas habituais plataformas digitais, o EP “if i’m not home : i’m not far away” apresenta nove peças curtas, contemplativas e maioritariamente instrumentais, dedicadas a Ryuichi Sakamoto (1952-2023).
Depois de ter consolidado “alla” (2022) ao vivo, através de uma intensa digressão que, este ano, passou pelo SXSW, em Austin, Texas, pelo Fabric Arts Festival, em Providence, nos EUA, e pelo Festival Europavox, em Bruxelas, e de ainda se ter desdobrado em inúmeros outros projectos, a artista recatou-se no seu casulo de criação para dar vida a um trabalho em forma de homenagem, no primeiro Natal sem o notável compositor e activista japonês entre nós.
O piano que introduz o primeiro tema “yūgen :” sugere desde logo pistas dos preciosos ensinamentos do mestre Sakamoto e inaugura uma breve e reflexiva viagem que traduz sentimentos de solidão, distância e saudade, mas também de empatia, amor e família. Ao longo do caminho, Surma mergulha em várias texturas sonoras, da electrónica à freak folk, passando por referências de ambient, música experimental e free jazz. Apesar de estar, na maior parte do disco, concentrada nas máquinas, ouve-se o seu singular dialecto em duas canções, “m.auve :” e “: héloïse”.
📸 João Hasselberg