Com trabalho gráfico de Danny Faria, “How Nature Speaks” é o nono álbum de Superalma Project e traz a particularidade de ser ao mesmo tempo um resgate compilatório e um disco que contém faixas inéditas.
É importante que se ressalte que todas as faixas contidas neste disco foram produzidas entre o ano de 2019 e o ano de 2021, e mesmo tendo sido concebidas em tempos dispares e que apresentem formas, fórmulas, instrumentações e estratégias narrativas diversas, quando entrepostas em formato álbum, conseguem estabelecer diálogo e dinâmica esperado.
É desta forma, ao avaliar o resultado do todo este entreposto, que emerge o título “How Nature Speaks“. O título deste álbum busca estabelecer uma ligação entre a dinâmica da criação musical deste disco e como essa dinâmica se traduz a partir da necessidade imposta ao compositor Igor Almeida. Leia-se: Vivemos em um contexto de pseudo welfare state europeu no qual todos os trabalhadores são forçados a vender a sua força de trabalho por migalhas. A força motriz da sobrevivência deste modelo económico falido passa pela necessidade forçada de se submeter à diuturna exploração. Não tem havido tempo suficiente para o labor criativo livre e dilatado nem para o ócio fértil.
Esta realidade que se nos impõe a nós e à maioria dos trabalhadores do mundo tem moldado não apenas o resultado estético-musical da obra de Superalma Project mas também a sua relação com o fazer e apreciar música: há cada vez mais aspereza e veemência neste projecto, há cada vez mais a necessidade de se explorar caminhos variados que provêm de referências musicais diversas, há também o ímpeto de perverter a candura destes modelos e criar algo que se faça notar também pela brevidade, também pela estranheza. É a sua natureza que persiste a despeito desta quase-escravidão contemporânea.
O concerto de apresentação acontece esta sexta-feira dia 26 de Novembro no Desterro em Lisboa. “How Nature Speaks” já se encontra disponível em todas as plataformas de streaming assim como em cassette para os mais verdadeiros…