Suede confirmados no Vodafone Paredes de Coura

Considerados uma das mais populares e importantes bandas do Reino Unido, os Suede foram os responsáveis pelo primeiro passo da revolução da pop britânica dos anos de 1990. A banda inglesa empurrou o indie pop/rock para bem longe de todo o ciclo vicioso de misturas entre shoegazing e dance-pop instauradas pelo movimento Madchester e devolveu a pureza e misticidade ao pop britânico.

Inspirados pela extravagância de David Bowie e pelo pop romântico dos The Smiths, os Suede criaram melodias com fortes e arrebatadoras guitarras e sonoridades sombrias e descaradamente ambiciosas. O álbum de estreia da banda, Suede (1993), atraiu de imediato a atenção da imprensa especializada, mas foi com o terceiro disco de originais que alcançaram o primeiro sucesso comercial: “Coming Up”, de 1996, atingiu o número um no Reino Unido. “Head Music” (1999) e “A New Morning” (2002), continuaram a afirmar o quinteto como uma das mais importantes bandas da cena musical inglesa. Após muita especulação e uma longa pausa de sete anos, os Suede regressaram aos palcos e editaram “Bloodsports” (2013), que segundo o vocalista Brett Anderson, resulta de uma mescla de sonoridades presentes em “Dog Star Man” e “Coming Up”.

Mais recentemente, em Setembro de 2018, os Suede apresentaram o oitavo álbum de estúdio, “The Blue Hour”, um disco produzido por Alan Moulder que nos transporta até às raízes do rock alternativo.

 

Partilha