Stefano Battaglia, Ricardo Toscano e Maria João no Ovar em Jazz 2019

O festival Ovar em Jazz, que decorre durante quatro dias, de 11 a 14 de abril, em Ovar assume um cariz internacional com o músico Stefano Battaglia como um dos grandes nomes do cartaz. Durante quatro dias há concertos, jam sessions e workshops. Um intenso programa que se subdivide entre o auditório do Centro de Arte de Ovar, o bar do Centro de Arte e a Escola de Artes e Ofícios.

De Portugal, chega a Ovar aquele que é considerado o jovem prodígio do jazz. O saxofonista Ricardo Toscano abre o Ovar em Jazz, no dia 11 de abril com “Ricardo Toscano Quarteto”, o seu primeiro disco homónimo. Ricardo Toscano junta-se aos músicos João Pedro Coelho, no piano, Romeu Tristão, no contrabaixo e João Pereira, na bateria, para um concerto em que o jazz praticado é o ‘mainstream’, sem preocupações de inovação e de experimentação. Frescura, energia e entrega são esperados num dos mais entusiasmantes grupos em atividade. A linguagem adotada é a do bebop e do pós-pop, com claras influências de Charlie Parker e um reportório de originais e composições históricas que vai até Ornette Coleman. O concerto decorre no auditório do Centro de Arte de Ovar.

Para um concerto improvável e único, a banda internacional Get The Blessing vai apresentar-se com a Orquestra Camerata da Escola Profissional de Música de Espinho. Formada no ano de 2000, em Bristol, os Get The Blessing mantêm a sua formação original, composta por Jake McMurchie no saxofone e eletrónica, Pete Judge no trompete e eletrónica, Clive Deamer na bateria e Jim Barr no baixo. Quatro grande músicos, sendo que alguns fazem ainda parte de outras formações, como Jim Barr que integra os Portishead e Clive Deamer que integra os Portishead e os Radiohead. O concerto acontece no dia 12 de abril no auditório do Centro de Arte de Ovar.

O pianista italiano Stefano Battaglia chega a Ovar no dia 13 de abril, para uma performance em que a leveza e a originalidade na abordagem às teclas promete uma liberdade para o improviso e para a criação. Com um passado na música erudita, Stefano Battaglia é um dos mais importantes músicos da ECM records. Para além da atuação gratuita, que decorre às 18h00, na Escola de Artes de Ofícios, o músico dirige um workshop gratuito, no dia 14 de abril, com uma lotação de doze pessoas.

Maria João, a maior voz do jazz português junta-se à Orquestra Jazz de Matosinhos para revisitarem “Amores e Framboesa”, álbum editado em conjunto em 2011, e apresentado em diversos festivais de jazz nacionais e internacionais.

Partilha