Sons no Património regressa à Área Metropolitana do Porto

De 2 de setembro a 4 de novembro, a música toma conta de 17 locais únicos da Área Metropolitana do Porto, com concertos de Sensible Soccers, Manel Cruz, B Fachada e José Pinhal Post-Mortem Experience, Milhanas, Crua entre tantos outros. A iniciativa, que cumpre este ano a sua 6a edição, tem entrada livre em todos os eventos e celebra a riqueza e a diversidade do Património Cultural do território e da sua comunidade.

Uma queijaria, uma ponte, um mosteiro, uma igreja, são alguns exemplos dos espaços que constroem a essência de um território, sendo testemunhos da história e legado da sua comunidade. É nesses locais vivos que este ano se ergue mais uma edição do Sons no Património, um evento em rede promovido pela Área Metropolitana do Porto.

Trata-se de uma viagem sonora que percorre 17 locais, cada um acompanhado por um projeto musical, a par de outras atividades promovidas por cada município e abertas a todos, que presta homenagem à arquitetura, às artes, aos ofícios e à memória dos nossos antepassados, evocados em diferentes espaços de história, criação e culto, um compromisso renovado e engrandecido com a recente aprovação da Carta Metropolitana para a Cultura 2023-2028.

 

Da música instrumental ao indie rock, da pop ao fado, sem esquecer, claro, a música tradicional portuguesa, a programação arranca a 2 de setembro no edifício dos Paços do Concelho (Vale de Cambra) às 16h00, com o Roteiro Antoniano, e às 22h00, com um concerto de Best Youth, que têm no single “Cool Kids” a antevisão do novo álbum a editar brevemente.

A 9 de setembro é a vez do cantautor B Fachada, na Cividade de Terroso na Póvoa de Varzim, e rumo a Santa Maria da Feira, Manel Cruz, que dispensa apresentações, atua a 15 de setembro na Queijaria MAF. Após um hiato criativo, o artista tem novas canções em nome próprio para apresentar nos palcos e cantar a plenos pulmões.

No mesmo fim-de-semana, a 17 de setembro, Criatura apresenta-se na Cividade de Bagunte, em Vila do Conde. Já a 21 de setembro, a banda Ronda dos Quatro Caminhos, que tem como mote dar o seu contributo à preservação e divulgação do Cancioneiro Tradicional e dos Instrumentos Regionais, toma como sua a Praça Brandão de Vasconcelos, em Arouca.

O concerto de Serge Fritz, munido do seu álbum “gandulo”, acontece a 23 de setembro, na Capela de Na Sª de Valinhas em Santo Tirso e no dia seguinte, pelas 17h00, Milhanas é a voz que irá ecoar no Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos. Em direcção a Valongo, um dos mais aguardados concertos desta edição, com os Sensible Soccers a trazerem as suas sonoridades que convivem harmoniosamente entre a eletrónica e instrumentos orgânicos, fugindo ao formato tradicional de canção, com arranjos e estruturas em progressão. Este concerto terá a paisagem inédita da Ponte de São Lázaro, no dia 29 de setembro, pelas 21h30.

O mês fecha em ambiente de baile frenético, celebrando a vida de José Pinhal, que os José Pinhal Post-Mortem Experience homenageiam, no Parque de Nª Sª dos Milagres, em São João da Madeira.

 

Setembro

Dia 2 às 22h00: Best Youth, em Vale de Cambra

Dia 9 às 17h00: B Fachada, na Póvoa de Varzim

Dia 15 às 21h30: Manel Cruz, em Santa Maria da Feira

Dia 17 às 17h00: Criatura, em Vila do Conde

Dia 21 às 21h30: Ronda dos Quatro Caminhos, em Arouca

Dia 23 às 17h00: Serge Fritz, em Santo Tirso

Dia 24 às 17h00: Milhanas, em Matosinhos

Dia 29 às 21h30: Sensible Soccers, em Valongo

Dia 30 às 21h30: José Pinhal Post-Mortem Experience, em São João da Madeira

 

Outubro

Dia 1 às 17h00: Lina, Maia

Dia 7 às 17h00: Rosa Mimosa y sus Mariposas, em Oliveira de Azeméis

Dia 8 às 17h00: Silvio Rosado, no Porto

Dia 14 às 21h30: Palankalama, em Espinho

Dia 15 às 17h00: Jéssica Pina, em Vila Nova de Gaia

Dia 21 às 17:00: Lula Pena, em Gondomar

Dia 22 às 17h00: Crua, na Trofa

 

Novembro

Dia 4 às 21h30: Aníbal Zola, em Paredes

Partilha