SONICA EKRANO apresenta uma estreia mundial e vários filmes pela primeira vez em Portugal

A OUT.RA – Associação Cultural (reconhecida enquanto organizadora do OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, que há dias completou a sua 18ª edição) anuncia a 2ª edição do festival SONICA EKRANO – Cinema Documental e as Músicas das Margens, a acontecer entre os dias 21 e 29 de Outubro, no Barreiro.

 

Esta segunda edição apresenta 15 filmes, com quase metade a ser exibidos pela primeira vez no país – destaque para a estreia mundial de “Na Corda Bamba”, novo filme do realizador Luís Fernandes, que retrata a comunidade de música experimental em Portugal, ou para “Universe”, documentário que aborda uma série de composições escritas por Wayne Shorter para o lendário Miles Davis, que durante décadas permaneceram por estrear. Do restante programa, menção ainda para filmes que retratam artistas como Lydia Lunch, Fela Kuti, Poly Styrene, Tangerine Dream ou Telectu, entre outros.

 

O festival é dedicado a músicas, músicos, sons e movimentos nas margens da massificação e da popularidade, e pretende assegurar a existência de um espaço de oportunidade para assistir a obras cinematográficas às quais – mesmo na era das plataformas digitais – o acesso é limitado, num contributo mais em prol da inclusão audiovisual, atentando à diversidade geográfica e ao equilíbrio entre perspectivas históricas e narrativas contemporâneas.

 

O nome SONICA EKRANO, escrito em esperanto (significando, em português, “Tela de Som”), procura reflectir a música e o cinema enquanto “linguagens universais”, homenageando simultaneamente a forte tradição esperantista na margem sul do Tejo.

As sessões dividem-se entre os cinemas Castello Lopes do Fórum Barreiro, o Cineclube local, a Biblioteca Municipal e o Auditório Municipal Augusto Cabrita.

Partilha