Esta sexta-feira, 1 de dezembro, o Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor (CCVF) recebe o último espetáculo no âmbito do ciclo de concertos “SOM de GMR”. Os anfitriões desta última sessão serão os Smartini, banda veterana oriunda de Caldas das Taipas que, após uma longa paragem, regressa com um novo trabalho e vitalidade reforçada. Fecha-se, assim, a janela de observação sobre o espetro de criação musical único que se vive em Guimarães e na região e que originou o ciclo “SOM de GMR”, completando-se a sua documentação com um total de 10 projetos.
Dezembro encerra o ano e também o ciclo “SOM de GMR”. A pôr termo a esta iniciativa, os Smartini tomam conta do palco do Café Concerto do CCVF para apresentar “Liquid Peace”, trabalho que sucede a “Sugar Train” (2007) e que marca o regresso da banda, após uma paragem de 9 anos, com a mesma qualidade e energia com que habituaram os fãs em tempos mais longínquos. “Liquid Peace” é uma pequena mas poderosa bomba que explode agora com uma nova maturidade. Ainda que com uma nova roupagem, a banda revisitará também alguns temas de “Sugar Train”, álbum que projetou os Smartini no circuito underground nacional e que os marcou como um dos projetos mais extasiantes do rock português.
Este quarteto, junto desde 1992 (ainda que se apresentassem com outro nome), começou a tocar sob a influência do grunge de Seattle, género que se tornou símbolo de uma geração que berrava um descontentamento com a sociedade do momento. Os Smartini cresceram e buscaram outras inspirações com sonoridades mais harmónicas e em 2016 regressaram, confirmando toda a sua vitalidade, com o EP “Liquid Peace”.
O “SOM de GMR” trouxe a palco inúmeros projetos: Captain Boy, Gobi Bear, Toulouse, Lince, El Rupe, Paraguaii, Hot Air Balloon, This Penguin Can Fly, Ana e, agora, os Smartini. Consuma-se, assim, um ano de música ao som da energia criativa de Guimarães.