Soam as Guitarras… Marta Pereira da Costa convidou Tiago Bettencourt

A terceira sessão do Soam as Guitarras na Póvoa de Varzim tinha como protagonista a guitarrista Marta Pereira da Costa. Marta Pereira da Costa convidou Tiago Bettencourt para a acompanhar na noite de sábado. Marta Pereira da Costa chega ao Soam as Guitarras depois de uma digressão que a levou pelos Estados Unidos e onde marcou presença no Festival SXSW South by Southwest em Austin.

Marta e Tiago, que são amigos de longa data, levaram para o palco uma viagem musical que passou por repertório tradicional, do jazz, do fado e da pop. O convite a Tiago Bettencourt acaba por acontecer porque ela, confessou, já aprendeu a tocar melhor.

Nos concertos de Marta Pereira da Costa há lugar para tradição e inovação, para subtileza, mas também para um vigor que nunca se confunde com força bruta, e o convite a Tiago é o reflexo dessa inovação. Por seu lado, Tiago contrapõe que “não tenho jeito para fado mas vou tentar arranhar”, e confessa igualmente que aceitou porque também já toca um pouco melhor.

Marta acompanha Tiago num tema de sua autoria, que fez numa viagem na Índia, uma viagem que demorou eternidades tendo acabado por não ver o Taj Mahal… Confessa-se fã de Tiago e que quando ouve os álbuns dele que imagina lá uma guitarra portuguesa, ao que Tiago responde que ela podia integrar a sua banda. Quem sabe novas colaborações na calha…

Se Marta Pereira da Costa transporta para o universo do fado novas sonoridades que modernizam a tradição, a verdade que a presença de Tiago Bettercourt veio reforçar essas novas sonoridades que cada vez mais elevam a musica nacional a novos patamares. Uma aposta ganha pelo Soam as Guitarras. 

Fotografias / reportagem: Júlia Oliveira

Partilha