Snarky Puppy no EDPCoolJazz… a tradição já não é o que era

O Jazz está a mudar. Nos últimos anos o outrora estilo musical restrito a um grupo de intelectuais está a conquistar novos públicos através de novas abordagens, quer através das sonoridades apresentadas, quer pela visibilidade que o género está a conquistar. Em 2018 pelo EDPCoolJazz passaram os canadianos Badbadnotgood, um dos novos exemplos dessa nova abordagem.
Em 2019 foi a vez do colectivo de Brooklyn, liderado pelo baixista Michael League, os Snarky Puppy regressarem a Portugal.

Misturando várias influencias musicais num corpo único, os Snarky Puppy conseguem através desta formula mágica conquistar um público que se estende desde a World Music até ao funk, que o diga outro nome desta nova corrente jazzística, Kamasi Washington.

Esta abordagem pelas novas sonoridades do jazz segue em linha com uma maior apetência por parte do público, mais exigente na procura de música orgânica num novo patamar, para sentir essa mesma música, afastando-se dessa forma da digitalização em massa que a música tem sofrido nos últimos anos.
Em palco, Michael League lidera os Snarky Puppy, junto um colectivo de músicos entusiasticamente comprometidos com a sensibilização da comunidade para a importância da música nas nossas vidas.

A história dos Snarky Puppy remonta ao ano de 2004 quando surgem no Texas. Mantendo um line up irregular, o colectivo já contou com mais de 40 músicos ao longo destes 15 anos de carreira, confirmando a apetência de Michael League de promover a música como algo fundamental na sociedade moderna.

Perante uma plateia rendida à envolvência musical dos protagonistas em palco, a noite de terça feira do EDPCoolJazz ficará marcada definitivamente por um noite com duas abordagens musicais únicas.

Alinhamento

Even Us

Semente

Tarova

Bad Kids to the Back

Thing of Gold

Chonks

Xavi

Shofukan

What About Me?  

 

Reportagem / Fotografias: Paulo Homem de Melo

Partilha