O cantautor Shawn Mendes acaba de anunciar o lançamento do seu muito aguardado álbum homónimo a 25 de maio. Shawn fez o anúncio durante um livestream de nove horas que juntou vários artistas e floristas que criaram uma instalação artística, revelando assim a capa do álbum. O disco sucede-se ao platinado “Illuminate” (2016) e “Handwritten” (2014), que inclui o célebre single “Stitches”.
Desde o seu lançamento que o single “In My Blood” ultrapassou os 145 milhões de streams. O tema entrou diretamente para o 1.º lugar do iTunes em 50 países. A canção foi coproduzida por Shawn e Teddy Geiger e coescrita por ambos juntamente com Scott Harris e Geoff Warburton, colaboradores de longa data de Shawn Mendes. “In My Blood” é um hino rock sobre a vontade de ultrapassar obstáculos, contendo as letras mais honestas e vulneráveis de Shawn até à data.
“In My Blood” e “Lost In Japan”, os dois primeiros temas ouvidos deste novo álbum, foram recebidos entusiasticamente pelo público e pela crítica, com grandes elogios de publicações como Rolling Stone, Billboard, Idolator, Variety e Paste. “In My Blood” entrou ainda no top 5 das Canções que Precisam de Ouvir Esta Semana da TIME Magazine. Os temas atingiram o 1.º e 2.º lugares do iTunes dos EUA e entraram no top 5 do iTunes em 50 países. O novo álbum inclui ainda temas como “Youth” com Khalid, “Fallin’ All In You” (composta com Ed Sheeran), “Particular Taste” (composta com Ryan Tedder) e “Like To Be You” com Julia Michaels, que co-escreveu a canção. Este último tema conta ainda com a participação de John Mayer na guitarra, que também foi o produtor. Michaels também co-escreveu o tema “Nervous”.