Ouvir a música de Ana Lua Caiano e Luca Argel, ver o cinema de James Cameron e Werner Herzog, aprender tudo sobre os Burros de Miranda e os Raças Autóctones da Quinta de Serralves, aproveitar os espetáculos de Circo Contemporâneo ou até adotar um amigo de quatro patas do Centro Oficial de Recolha de Animais do Porto é possível na Festa do Outono. E estas propostas são apenas algumas das centenas de atividades que a Festa do Outono apresenta na edição de 2024, multiplicadas em oficinas, saídas de campo, espetáculos de teatro e de música, performances e muitas outras sugestões.
Este ano, participam também no evento duas dezenas de municípios, que produzem e organizam as suas propostas sob a égide da missão da Festa do Outono, que é muito mais do que uma simples celebração sazonal. É também a exaltação da biodiversidade de todo o território nacional, da paisagem e das diferentes artes e ofícios, e uma oportunidade para refletir sobre a importância de adotar uma cultura ambientalmente responsável e transformadora, enquanto se desfruta de um fim-de-semana repleto de arte, música e natureza. Com um programa diversificado e focado na sensibilização para as questões climáticas e de sustentabilidade, é um evento para as famílias e para o público em geral.
A edição 2024 tem também uma ligação direta ao Boil Climate Festival (25 a 29 de setembro, em Serralves), que traz, entre outras propostas, uma colaboração com a National Geographic, para a exibição de OceanXplorers (2024), do realizador James Cameron, um documentário que nos leva a bordo do navio científico mais avançado do Mundo, lançado em 2019, onde uma equipa de pioneiros, cientistas e realizadores se dedica a desvendar os maiores segredos dos oceanos. No cinema, o Boil propõe ainda a “ficção científica poética” de Werner Herzog, que registou, em Lectionen in Finisternis, pouco depois da Primeira Guerra do Golfo, os vastos incêndios petrolíferos que consumiram o Kuwait,construindo uma visão poderosa e inquietante do impacto da devastação ambiental.
A música também terá um papel central na Festa do Outono deste ano, com atuações de dois dos mais proeminentes talentos emergentes da cena musical em Portugal. Luca Argel e os Samba Sem Fronteiras vão tocar no Prado, assim como Ana Lua Caiano, que explora a fusão musical, através da junção da música tradicional portuguesa com música eletrónica.
A presença dos emblemáticos Burros de Miranda e dos outros animais da Quinta de Serralves será uma oportunidade para o público, especialmente os mais novos, aprender mais sobre as raças autóctones de Portugal e a importância de preservar a biodiversidade e o património rural. Estes momentos de contacto com a natureza e com os animais, aliados a atividades como as oficinas criativas, os percursos guiados e as performances ao vivo, irão proporcionar uma experiência imersiva para todas as idades.
Destaque ainda para o Novo Circo, com Back2Classics, um espetáculo de trampolim fresco e intimista, onde o circo clássico se encontra com culturas urbanas através da dança, música e a arte do Turntablism (scratch com vinis). Uma viagem divertida ao passado, repleta de humor, poesia e acrobacias que nos fazem redescobrir o trampolim de uma forma completamente nova. O espetáculo poético Eureza explora a relação do ser humano com a Natureza, num diálogo de cores, sensações e pensamentos, e em Quatro Estações duas personagens viajam pelas quatro estações do ano, em paragens onde os sentidos são desafiados a cada momento, numa aventura sensorial cheia de alegria e humor que vai encantar toda a família.
A Programação é vasta e diversa e inclui ainda, entre outras propostas, dois mercados abertos em permanência – o Mercado Bio e o Mercado de Outono by Ohana Market -, Oficinas de Tapetes de Flores de Ponta Delgada, Saídas de Campo para conhecer a rica flora do Parque de Serralves e muitas outras sugestões para um fim de semana pleno.
🖋 redação / press release
📸 Arlindo Homem (arquivo Glam Magazine)