Semana internacional de concertos no Musicbox

Nos dias 23, 24 e 25 de maio, o Musicbox apresenta uma programação de concertos internacionais. Três noites consecutivas com o regresso ao Musicbox de Kiko Dinucci, o último concerto de Pelada e a tradição occitana de Cocanha.

A série de concertos inicia com a dupla de punk eletrónico, Pelada. Originários na cena underground de Montreal, a banda de Chris Vargas e Tobias Rochman estão na estrada com uma tour mundial de fim de carreira. A despedida final será no Primavera Sound Barcelona, mas antes param na sala lisboeta para a estreia e um adeus ao nosso país, com a apresentação do trabalho “Ahora Más Que Nunca“, uma ode ao feminismo e ao feminicídio, de onde se extrai o single “Acabemos con el Femicidio“.

Na sexta-feira, é a vez do músico e compositor Kiko Dinucci subir novamente ao palco do Musicbox. Uma guitarra e uma voz bastam para deixar o público colado ao espetáculo do artista brasileiro, que apresenta “Rastilho”, álbum lançado em 2020, nunca antes tocado em Lisboa.

Para encerrar esta semana, Cocanha apresentam-se na noite de sábado. Duas vozes singulares que se misturam numa polifonia hipnótica conduzida pelo pulsar dos tambores de cordas e do bater de pés e mãos, que acompanham o canto occitano – lingua medieval do sul de França e Catalunha, que foi perdendo terreno para o francês ao longo dos séculos. O último álbum “Puput” (2020), produzido por Raül Refree, introduziu o grupo nesta nova geração de artistas de música tradicional, à semelhança de Sourdure, San Salvador ou Rodrigo Cuevas.

Partilha