Sandro Norton lança esta sexta feira, 24 de Julho, o seu primeiro álbum de originais: “Flying High… At the Heart of It 1”. O álbum de estreia do músico estabelecido nos EUA é o primeiro de uma trilogia, sendo uma circum-navegação que percorre os cantos do globo, desde o Brasil a África, do Modern Jazz à canção celta.
“Flying High… At the Heart of It 1” é produzido por Jorge Fernando e Richard Niles – reconhecido orquestrador e produtor da indústria musical norte-americana, tendo colaborado com Paul McCartney, Ray Charles, Pet Shop Boys ou Grace Jones – e contém a última contribuição em disco do vibrafonista Gary Burton, músico célebre que partilhou palco com nomes como Stan Getz e Keith Jarrett. Em 2016, Sandro Norton desafiou Gary Burton a tocar em Portugal numa série de concertos que seriam a base de “Flying High… At the Heart of It 1”.
Gary Burton foi o responsável por introduzir Sandro Norton ao mercado norte-americano e por estabelecer o músico português como uma presença recorrente na televisão. Até conhecer Gary Burton, o músico nascido no Porto estava sediado em Londres, entre uma série de projetos, parte da National Youth Orchestra of Great Britain, e depois, colaborador de Ian Anderson. Segundo o vocalista dos Jethro Tull: “Ele [Sandro] traz um grande legado jazz de música de excelência. É um dos grandes guitarristas das últimas décadas”. Após ser “apadrinhado” pelo vibrafonista Gary Burton, Sandro começa um percurso de espetáculos intensos entre a Europa, Kansas e Los Angeles, tendo colaborado com nomes incontornáveis do jazz como Barry Harris, Randy Brecker, Martin Speake e Pip Williams.
Em 2020, Sandro Norton teve 24 concertos cancelados. Neste momento, aproveitando a interrupção na sua rotina de concertos, o guitarrista está a terminar “Flying High … At the Heart of It featuring Gary Burton”, o segundo álbum da trilogia, com produção de Steve Rodby – produtor e baixista de Pat Metheny há mais de trinta anos. Além disso, prepara-se para levar o seu álbum de estreia a palco com uma banda ilustre: Steve Rodby no baixo; Makoto Ozone no piano; Paul Wertico na bateria; e a cantora Maria João. A expectativa é apresentar o disco nos principais palcos mundiais do circuito jazz.
O single de “Flying High… At the Heart of It 1” é “Storm (Overture)”. O primeiro álbum de Sandro Norton é editado pela Jazz Cinema, editora que pertence à Believe. O álbum está disponível em todas as plataformas de streaming.