“Samba da Matrafona”… Um sucesso do Carnaval de Torres Vedras

O “Samba da Matrafona”, música que celebra o Carnaval de Torres Vedras, foi apresentado no Teatro-Cine de Torres Vedras no passado dia 4 de janeiro. Susana Félix, cantora e compositora torriense e amante da festa da sua terra, lançou o desafio à Organização do Carnaval e a dois reconhecidos músicos brasileiros e o resultado foi este samba que homenageia os torrienses, o Carnaval de Torres e a Matrafona.

Susana Félix propôs a criação de uma música que permitisse completar este grande evento com um dos elementos indissociáveis do Carnaval: a música. Foi desta forma que nasceu o “Samba da Matrafona”, que alia o estilo de música predominante no Carnaval, o samba, à história do Carnaval mais português de Portugal.

Além da letra e da música, Susana Félix dá voz a este tema que assume caráter de homenagem a um dos símbolos maiores do Carnaval de Torres Vedras, a Matrafona. No entanto, como samba que é samba, era impensável fazê-lo sem uma boa parceria do outro lado do Atlântico e assim sendo convidou Zeca Pagodinho, rei do samba,  e Emicida, reconhecido rapper, para darem o seu contributo na criação do “Samba da Matrafona”, unindo assim também três gerações de músicos.

As músicas brasileiras, em particular o samba, fazem parte da tradição dos festejos do Carnaval e, para não fugir a essa tradição, Susana Félix criou um samba, mas que contém referências sonoras dos bombos dos “Zés Pereira”, uma letra que fala e caracteriza a Matrafona torriense e que se baseia nas marchas do Carnaval do início do século XX. Desta forma singular, a cantora alarga a originalidade de alguns elementos do Carnaval de Portugal também à música.

O “Samba da Matrafona” estará disponível numa edição limitada em vinil, a lançar ainda antes dos festejos do Carnaval de Torres 2018, que têm início a 9 de fevereiro, mas já está disponível para venda digital.

Partilha