Sage comme une image é o título da segunda exposição individual do artista Horácio Frutuoso que a Balcony apresenta.
Nesta exposição serão apresentadas um conjunto de novas pinturas desenvolvidas entre o verão passado e o deste ano, onde o atelier e o próprio artista são usados como modelo e matéria para a expressão e construção de imagens-poema, revelados como momentos em suspenso que interrompem a nossa passagem no tempo, todo.
Com uma obra proveniente da poesia, do desenho de palavras e do grafismo da expressão literária, para esta exposição Horácio Frutuoso recorre ao exercício da tradução, tal como São Jerónimo. O processo criativo de construção de um poema foi traduzido para imagens que deram origem às pinturas. Evocando o silêncio da imagem, o título da exposição é uma expressão francesa usada para descrever uma criança bem-comportada, que em português significa “obediente como uma imagem”.
Como se de um diário tratasse, o acto de ler e o de escrever, influenciado pelo que se consome, toma conta da vida quotidiana, ou até de uma fuga à vida quotidiana, neste caso sem luta ou resistência. Até sage comme une image abrir ao público resta perguntar se é possível sermos nós mesmo quando estamos sós?
Sage comme une image de Horácio Frutuoso vai estar patente na Balcony – Contemporary Art Gallery em Lisboa. A Inauguração acontece a 3 de outubro das 14h às 19h30. Patente até 18 Novembro de 2020