Sendo uma fã de longa data de reggaeton clássico, Rosalía apresenta o seu tributo pessoal ao género musical com o seu mais recente lançamento após o álbum aclamado pela crítica, “El Mal Querer”
À medida que se prepara para uma muito antecipada digressão em 2019, com participações em Abril em Coachella e algumas paragens pelos EUA, Rosalía, “a maior artista do ano da música latina” mergulha de cabeça na música urbana com o lançamento de hoje de “Con Altura , com a participação de J Balvin e o seu produtor e colaborador frequente, El Guincho. Em “Con Altura”, Rosalía presta homenagem à sua paixão pelo reggaeton clássico, partilhando simultaneamente as suas letras com outras pedras de toque que contribuem para o seu próprio estilo de fusões – sobretudo no flamenco (‘Camarón’), salsa (‘Hector’), feminismo e ritmo cubano (‘Guantanamera’) para além da sonoridade “dembow” do reggaeton. Obviamente, não seria este um disco de Rosalía sem, pelo menos, uma referência ao seu conhecido gosto pela velocidade (carros/motas). A partir daqui, J Balvin transporta-nos para um verso que também lança o mote para a festa irreverente do vídeo do tema, realizado por Director X.
Rosalía e j Balvin são 2 nomes do alinhamento da edição de 2019 do NOS Primavera Sound
“Con Altura” é uma homenagem ao reggaeton mais clássico e original: o “reggaeton playero”. Quando era mais nova, adorava ouvir reggaeton e teria sido natural para mim já ter criado uma canção deste género mas não gosto de forçar nada. Como música, gosto de seguir a minha intuição em todos os momentos. Só há uns meses atrás num estúdio em Miami é que comecei a compor neste sentido: propus aos meus parceiros de escrita que trabalhássemos com um sample dominicano que tinha encontrado. Em seguida, Frank Dudes acrescentou o seu próprio sample e El Guincho adicionou a percussão e assim nasceu o disco, com uma onda Barcelona/América latina. Com a criação da batida, escrevi o refrão em menos de 5 minutos e, quando isso acontece, é por um motivo. Sinto muito orgulho deste tema e acredito tanto nele porque existe inspiração num estilo musical como o reggaeton, mas a um nível subjectivo e pessoal, a partir de um local de força e resistência. Não hesitei em mostrar o tema ao meu amigo Jose (J Balvin) e ele adorou a faixa e enviou um verso novo e puro. Creio que todas as peças deste puzzle se juntaram e existem por um motivo. Espero mesmo que todos os que ouçam o tema o recebam com o mesmo amor que existiu na sua criação.” Rosalía