Rita Onofre lança videoclipe para “Criatura”

Rita Onofre lança o videoclipe oficial da canção “Criatura“, single que estreou no início deste ano no âmbito do Festival da Canção da RTP.  O vídeo é realizado por Ana Viotti e está disponível no canal oficial da artista.

Paralelamente, irá apresentar-se ao vivo no BOTA ANJOS, em Lisboa, no dia 30 de abril. Ana Mariano, Elisa Rodrigues, Juliana Anjo e Sara Cruz são as artistas convidadas que se juntam a este espetáculo que é também a celebração dos 28 anos de Rita Onofre.

Filmado em dezembro de 2023, antes da participação no Festival da Canção, o vídeo de “Criatura”, dialoga com a performance criada para o palco da RTP, no qual Rita Onofre fez parte enquanto compositora e que a levou até à final do programa. Muitas das pistas cénicas e visuais lá recriadas vêm embeber deste imaginário criado por Rita Onofre e Ana Viotti para o videoclipe de “Criatura“.

Nas palavras de Rita Onofre: “A ‘Criatura’ tem atraído artistas que encontram na canção a sua própria história, e o vídeo que a acompanha não é exceção. Há duas personagens nesta canção: a criatura que vive no estado de sobrevivência constante, lugar onde acredita pertencer, e a entidade superior que observa, contando a história ao mesmo tempo que se dirige a esta criatura e a faz saber que ela é muito mais do que esse estado.

Há uma componente ritualística de troca entre o ser que está a pesquisar, a vida e o que já tem em si a sapiência para iluminar caminho; entre o ser que produz beleza e o ser que observa a beleza. Este segundo, o observador, o que sabe e que faz ecoar o que sabe, liberta quem se sente preso daquilo que o prende. O que prende a criatura é o vazio, a sensação de que nunca será suficiente, a procura por um sítio seguro que nunca chega porque este só se encontra verdadeiramente dentro de si e nunca fora”.

Com realização de Ana Viotti, gravado em Coruche, o vídeo é fruto da exploração desta entidade que tudo sabe, que compreende o sofrimento, que vive o sufoco e a depressão e integra-o com tudo o que faz parte de estar vivo. E sabe que no fim é no acto de criação que nos libertamos.”

Rita Onofre encerra assim o ciclo “Criatura” e prepara-se para lançar novos originais, num futuro próximo, que irão fazer parte de um EP que será editado neste ano de 2024.

📸 Lucas Coelho

Partilha