REFRESH 2018… Aveiro põe à prova cerca de 100 espumantes

Aproxima-se a 7.ª edição do REFRESH – Espumantes Bairrada, o evento mais marcante para enófilos fãs desta que é a bebida rainha da região. É já este Sábado, dia 7 de Julho, entre as 15h00 e as 20h00, na esplanada do Olaria, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro (edifício da antiga fábrica das telhas Campos).

Entre brancos, rosés e tintos, os cerca de 100 espumantes da região (certificados como Bairrada e IG Beira Atlântico) são apresentados e dados a provar pelos dezasseis produtores bairradinos: Adega de Cantanhede, António Marinha, Ataíde Semedo, Casa do Canto, Campolargo, Cave Central da Bairrada M&M, Caves Messias, Caves da Montanha, Caves Primavera, Caves São Domingos, Caves São João, Kompassus, Lusovini – Regateiro e Aplauso, Quinta do Ortigão, Rama & Selas e Sidónio Sousa.

Além da diversidade de espumantes postos à prova há espaço para a categoria ‘Baga Bairrada’, a iniciativa promovida pela Comissão Vitivinícola da Bairrada e lançada há precisamente três anos. O objectivo deste projecto consiste em incrementar valor à bebida rainha da região feitos a partir da casta-bandeira da Bairrada, a Baga, destacando-os num patamar de elevada qualidade, por forma a valorizar a própria região.

Sete é um número mágico, considerado por muitos como o número da perfeição. Porque esta é a 7.ª edição do ‘REFRESH’, a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) – entidade promotora do evento – quis dar-lhe uma nova dinâmica: mudou data e local. Elegeu assim o mês de Julho (7) e, precisamente, o dia 07. Para além disso, leva o evento para novas paragens, viajando das margens do Mondego, em Coimbra, para Aveiro, à beira ria. Pedro Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, entidade promotora do evento, acredita que “é importante irmos percorrendo o território com este tipo de eventos, a fim de incutirmos em cada vez mais pessoas o espírito “Bairrada” e dar-lhes a conhecer o que, dentro de portas, fazemos de forma tão profissional e afamada.”.

Partilha