Reality Check: Life After Retirement… Exposição de artes visuais

Ao longo dos últimos meses, o projeto Reality Check: Life After Retirement | OPEN CALL FOR EMERGING ARTISTS desafiou jovens artistas a pensar sobre um tema que lhes é incomum, mas que diz respeito a todos: a reforma.

 

O desafio é o de colocar uma geração de criadores emergentes a refletir sobre o futuro – o futuro a longo-prazo. Que hipóteses existem para, chegado o momento de deixar de trabalhar, termos acesso a uma vida confortável? Será que devemos dar a reforma como garantida, ou começar a estruturá-la logo no início da carreira?

 

A Open Call lançou o mote, e a comunidade artística respondeu. Foram selecionadas 15 obras da autoria de artistas nacionais e internacionais com diferentes percursos e práticas, do vídeo à fotografia, passando também pelo design gráfico e a pintura. As 15 obras vencedoras integram a exposição Reality Check: Life After Retirement no Espaço Espelho d’Água, em Belém que pode ser visitada entre 28 de novembro e 5 de dezembro.

 

Para além da exposição coletiva, o programa do evento Reality Check: Life After Retirement inclui também, no mesmo espaço, um conjunto de conversas sobre os temas-chave do projeto, que orientaram a criação artística:

 

A) Reformas em Colapso;

B) Poupar + Futuro = Reforma;

C) Reformas de Esperança vs Reformas de Sonho;

D) Solidariedade;

E) Evolução Demográfica;

F) Santa Casa da Misericórdia – Um Modelo Social Utópico;

G) Setor Privado no Sistema de Reformas;

H) Retenção de Talento.

 

A programação completa destes debates, a decorrer entre segunda-feira, dia 30 de novembro, e sexta- feira, dia 4 de dezembro, será divulgada muito em breve.

 

Partilha