Purga: Nerve convida Maze, o – negativo e o positivo+

Esta quarta-feira ocorreu a terceira Purga do Nerve na SMUP, Parede. Encontrei a Associação Cultural, convenientemente, localizada ao lado da estação de comboios (linha de Cascais). Para os mais distraídos, a Purga é uma reunião mensal onde o Tiago recita letras despidas de música e convida outro artista a fazer o mesmo. Para além disso, os assistentes podem mostrar os trabalhos originais agarrando o mic no final.

Esta foi a vez do Maze, membro dos portuenses Dealema

Purgou-se perto do céu nublado, no ático, uma sala confortável com tecto em triângulo pouco iluminada. Lotação esgotada. O que podia ser uma mesa de eleições serviu para suster os papéis, outrora brancos, de poesia negra, cáustica, sobretudo inteligente.

O público elegeu sim, este Tiago, no meio de tantos outros, para lhe dar um pelouro onde ser maldito, amaldiçoado e bendito em simultâneo.  Sarcasmo à flor da pele. Auto-sabotagem. Fel, ditou fel. Têm aqui alguns excertos soltos:

 

 

“O fracasso é tentador”

“Que se foda quem tem por ter!”

“Qual é o número maximo de pessoas que eu consigo entreter?”

“Estou saturado de ser cinzento”

 

 

Após mais de meia hora de textos, o Nerve chama ao “pódio” alguém de quem é fã, Maze, membro dos Dealema desde 96, inegável nome da cultura Hip Hop feita em Portugal. Empunhando um pau santo, André Neves, iniciou a sua sessão a expulsar os demônios deixados por Nerve.

Textos repletos de consciência social e bondade, com algumas expressões tipicamente da Invicta, o rapper a determinado momento levantou-se para estar mais próximo do público. Figura humilde com grande conteúdo…

“Eu quero simplicidade de palavras sábias”

“É impossível ser feliz sem aceitação”

“Imagina-te sem redes sociais (…) sem vidas perfeitas virtuais”

“Palavra que seja sempre farta, nunca míngua”

“O amor é essencial”.

As letras de confiança” de Maze deram lugar ao Open Mic que passou por cerca de cinco mãos, maioritariamente, masculinas. Surpreendente! Há mais Purgas para vocês na SMUP (Parede) e até no Porto, a última contou com a Capicua. Fiquem atentos aos nomes dos próximos convidados e reservem atempadamente! Todos precisamos purgar. Amén.

Reportagem e fotografias: Magda Costa

Partilha