Projecto Bandé-Gamboa apresenta disco em memória de Amílcar Cabral

Bandé-Gamboa é um projeto que envolve duas bandas all-star, criado para reinterpretar temas extremamente raros da Guiné-Bissau e Cabo Verde, dedicados à memória de Amílcar Cabral, a força intelectual e estratégica por detrás da independência dos dois países, cujo sonho era que eles permanecessem um só.

 

Bandé-Gamboa tem direção artística do conhecido DJ, beat digger e produtor francês de hip-hop e funk, Guts, que coleciona no seu repertório colaborações com nomes como Patrice, Coddy ChesnuTT, Grand Puba ou Masta Ace.

O conceito e produção executiva ficaram a cargo do DJ e investigador português Francisco “Fininho” Sousa, ex-membro e cofundador dos Celeste/Mariposa que construíram uma coleção reconhecida de discos, cassetes e CD’s de música esquecida dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

 

O disco “Horizonte” é editado mundialmente a 12 de junho pela editora parisiense Heavenly Sweetness.

 

Nas palavras de Francisco “Fininho” Sousa a missão deste projeto é “dar ao Gumbé e ao Funaná visibilidade internacional partindo da tradição para uma sonoridade mais urbana, contando com alguns dos maiores talentos dos dois países”.

 

Partilha