Programação de Julho do Novo Ático…

O Portal Encantado, um espetáculo lúdico e sensorial, que aborda a criação do universo a partir do átomo e suas combinações dando origem a matéria: as estrelas, as galáxias, os planetas, a Terra, os continentes e as nossas florestas, abre dia 3 de Julho a programação desse mês do Novo Ático

Este dia marca ainda a estreia de Cachorro Sem Dono na cidade do Porto. O irreverente projeto que junta Stereossauro, eclético DJ e produtor sediado nas Caldas da Rainha, e Cabrita, saxofonista multifacetado e omnipresente na música portuguesa contemporânea, baseia-se nas personagens fictícias de Roy Vides e Niniko Salvaca e assenta na criação de uma narrativa em que cada tema revela uma parte de um mistério por desvendar. A dupla irá apresentar o álbum de estreia do projeto, antecipando um concerto que vai percorrer distintas linguagens musicais, do funk ao jazz, do trip hop à eletrónica.

 

A 17 de julho é a vez de Elisa Rodrigues subir ao palco. Com um início de carreira marcado por uma rápida ascensão, graças ao timbre sedutor que remete para o universo do jazz, Elisa Rodrigues transcende-se no seu último disco, “As Blue As Red” (2018), ao arriscar a composição de grande parte dos temas. Amor Perfeito é o seu mais recente single e assinala o regresso de Elisa Rodrigues às canções depois de em 2020 ter chegado à final do Festival da Canção.

Neste primeiro single do álbum a ser editado em breve, Elisa Rodrigues volta a assinar a autoria do poema e da música, esta última em parceria com Feodor Bivol, e canta de forma plena com o sorriso e a doçura inconfundíveis que sempre traz ao texto e à melodia.

 

A 24 de julho o pianista João Paulo Esteves da Silva apresentará o seu universo musical moldado pelos mundos do jazz, da canção, da música clássica e da música tradicional. O músico irá apresentar-se com um concerto a solo que será maioritariamente marcado pela improvisação, assente em composições e interpretações realizadas no mesmo tempo e lugar, e baseadas em memórias, canções, experiências de vida, quadros e poemas, às vezes escondidos dentro do piano, como uma oração secreta a ser partilhada com o público.

 

No dia 31 de julho a programação mensal encerra com A garota não, que apresentará o seu novo e ambicioso álbum “2 de Abril”. Um disco poético e político que a autora assume ser “uma viagem pela amizade e pelos desencontros que semeiam valor, e sobretudo uma viagem de busca pelo amor.” Entre as memórias do passado e as urgências do presente, “2 de Abril” é um trabalho “temperado com vontade, comoção, raiva, cansaço e aquela dose de angústia de onde se arrancam os temas mais doridos”. E depois serenidade. E depois alegria. E no fim disto tudo, uma grande gratidão.” O novo disco e o novo espetáculo de A garota não são um enorme ato de cidadania e de liberdade.

Partilha