Praça dos Heróis estreia em maio no Cartaxo…

Praça dos Heróis, texto do escritor austríaco Thomas Bernhard, dirigido por David Pereira Bastos, tem estreia marcada no Centro Cultural do Cartaxo, no dia 7 de maio, sexta-feira, às 19h30. A estreia acontece no âmbito da Rede Eunice Ageas, projeto de circulação nacional de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo Teatro Nacional D. Maria II. Depois do Cartaxo, seguem-se apresentações em Portimão, Portalegre, Bragança e Lisboa.

 

Praça dos Heróis foi escrita em 1988, para assinalar o centenário do histórico teatro vienense, Burgtheater, bem como os 50 anos da anexação da Áustria pela Alemanha nazi, que aconteceu a 15 de março de 1938, precisamente na Heldenplatz (Praça dos Heróis), localizada em Berlim. A peça, agora levada a cena por David Pereira Bastos, vem trazer a descoberto o branqueamento histórico que permitiu que a Áustria se assumisse como a primeira vítima do III Reich, ao invés de um primeiro aliado. Atualmente, numa altura em que políticas populistas e xenófobas se afirmam um pouco por todo o mundo, torna-se urgente regressar à Praça dos Heróis, mais de 30 anos depois da publicação do texto.

 

Depois da estreia no Cartaxo, o espetáculo será apresentado no Teatro Municipal de Portimão (a 22 de maio), no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre (a 29 de maio) e no Teatro Municipal de Bragança (a 4 de junho), no âmbito do projeto Rede Eunice Ageas. De 20 a 22 de agosto, subirá ainda ao palco do Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, integrado na sua programação de verão.

 

Photo: Filipe Ferreira

Partilha