Hugo Costa é uma marca portuguesa progressiva que resulta da criatividade e do trabalho desenvolvido por Hugo Costa. O designer concluiu, em 2008, o Curso de Design de Moda e Têxtil na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A marca começou com um foco direcionado para o estilo clássico e para o street menswear e rapidamente expandiu para sapatilhas e peças unissexo. Inspirada pela cultura de rua, o minimalismo, a arquitetura e a filosofia, a marca Hugo Costa cria coleções de época para mulheres e homens urbanos e progressivos. Todas as peças são desenhadas e produzidas com a qualidade portuguesa.
As coleções estão disponíveis em retalhistas específicos espalhados por todo o mundo. Em junho de 2016, estreou-se na Paris Fashion Week Menswear com o Portugal Fashion, semana de moda onde regressou em janeiro de 2017.
O que resta quando as barreiras nos impedem de caminhar?
Em que nos tornamos quando o mundo se torna mais violento e o ódio cresce a cada dia que passa?
Como nos podemos respeitar se estamos mais distantes uns dos outros?
Liberdades limitadas, muros erigidos e atitudes extremadas. A distância física que irá enfraquecer as relações emocionais e sentimentais entre as pessoas.
Em que acreditamos quando tudo parece fazer-nos desacreditar?
Quem sabe, um dia, possamos estar novamente juntos e escrever sobre o que resta do Muro de Berlim.
Talvez um dia estejamos novamente juntos.
Talvez um dia a liberdade seja para todos.
Talvez um dia o mundo se torne num lugar mais democrático e de respeito.
O que fica quando o sonho desaparece, para além de um presente difícil?
Fotografias: Paulo Homem de Melo