Mara Flora é uma marca de vestuário baseada em Lisboa, criada pela designer com o mesmo nome. Mara licenciou-se pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa em 2014 e tornou-se, em março de 2018, uma das vencedoras do Concurso Bloom do Portugal Fashion. Mara Flora encontra a sua inspiração na vida real e na cultura contemporânea, enquanto explora uma atitude experimental, sustentável e de alguma forma subversiva em relação à moda. A sua intenção é de explorar novas narrativas através de um guarda-roupa que combine avant-garde, workwear e streetwear.
Para o Outono/Inverno de 2019, Mara Flora evoca o conceito de Coming-of-Age que, no ramo literário, se sinonimiza com a expressão alemã Bildungsroman. Nessa narrativa é exposto o processo de desenvolvimento, quer seja físico, moral, psicológico, estético, social ou político de uma personagem. Pretende-se assim explorar intimamente essas mudanças, captando a vulnerabilidade, resultante do crescimento e da auto-percepção, e a sensualidade em confronto com a inocência.
Numa linguagem que pretende dar forma a essas emoções, recorre-se a volumes desproporcionais e estrategicamente posicionados, e a exercícios experimentais do campo visual.
Fotografias: Paulo Homem de Melo