Porto/Post/Doc apresenta filmes de Prince, Ryuichi Sakamoto, PAUS e Pop Dell’Arte

Está fechada a programação para o Transmission do Porto/Post/Doc, que promete dar a ver (e ouvir) o melhor da música contemporânea através de filmes, concertos e performances. Prince, Ryuichi Sakamoto, M.I.A ou The Velvet Underground são alguns dos artistas em foco entre 24 e Novembro e 2 de Dezembro no festival de cinema portuense.

No plano nacional, destaque às estreias em sala de cinema de Ainda Tenho Um Sonho Ou Dois – A História Dos Pop Dell’Arte, PAUS Madeira e o regresso ao histórico Chico Fininho.

 

A estreia nacional de Sign O’ The Times, escrito e realizado por Prince, marca a cerimónia de entrega de prémios do festival, no dia 2 de Dezembro, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli. O filme documenta a apresentação ao vivo do álbum homólogo do compositor norte-americano, no final dos anos 80, com uma combinação de gravações de concertos na Holanda e na Bélgica e nos estúdios Paisley Park. Em estreia também, um documentário sobre Ryuichi Sakamoto, um dos maiores génios da música contemporânea, que regista a interpretação ao vivo inédita, em Nova Iorque, do seu oitavo álbum, “Async“. Num registo diferente, o documentário “MATANGI / MAYA / M.I.A.” retrata a estrela do hip-hop M.I.A. nas suas mais variadas facetas: da música ao activismo. É um filme-acontecimento.

 

Em português, o Porto/Post/Doc exibe documentários que olham algums dos nomes que marcam o presente do panorama musical nacional: Ainda Tenho Um Sonho Ou Dois – A História Dos Pop Dell’Arte, de Nuno Duarte e Nuno Galopim, PAUS Madeira, de Ernesto Bacalhau, e Escola do Rock, de Amadeu Pena da Silva, co-produzido pelo próprio festival. Regresso, ainda, à década de 80 com a nostalgia de Chico Fininho, o mítico filme de Sério Fernandes.

 

A programação de filmes da secção Transmission inclui ainda o mais recente filme do realizador galego Lois Patiño, O Espírito de Pucho Boedo, e Rudeboy: The Story Of Trojan Records, de Nicolas Jack Davies. A curta-metragem The Velvet Underground Played At My High School, de Tony Jannelli e Robert Pietri, será exibida em conjunto com um showcase de apresentação do novo álbum do músico Little Friend.

 

O festival apresentará ainda mais 3 momentos musicais: um concerto de Joana Gama e Luís Fernandes acompanhado de projecção de imagens imersivas da galáxia, a acontecer no Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva; um concerto de Valentina Magaletti e João Pais Filipe, em parceria com a Lovers & Lollypops e o Teatro Municipal do Porto, e ainda uma performance do colectivo purge.xxx, no âmbito do lançamento do disco de estreia de Chris Petit – realizador que estará em foco no festival – e dos Mordant Music.

 

O Porto/Post/Doc decorre entre 24 de Novembro e 2 de Dezembro no Teatro Municipal do Porto – Rivoli, no Cinema Passos Manuel, no Cinema Trindade, no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Escola das Artes – UCP.

 

Programação Transmission

– Ainda Tenho Um Sonho Ou Dois – A História Dos Pop Dell’Arte, Nuno Duarte, Nuno Galopim, doc., Portugal, 54′, 2018

– Escola do Rock, Amadeu Pena Silva, doc., Portugal, 50′ , 2018

– MATANGI / MAYA / M.I.A., Steve Loveridge, doc., EUA, Reino Unido, Sri Lanka, 97′, 2018

– O Chico Fininho, Sérgio Fernandes, fic., Portugal, 87′, 1982

– O Espírito de Pucho Boedo, Lois Patiño, doc., Espanha, 66′, 2018

– PAUS Madeira, Ernesto Bacalhau, doc., Portugal, 44′, 2018

– Rudeboy: The Story Of Trojan Records, Nicolas Jack Davies, doc., EUA, 81′, 2018

– Ryūichi Sakamoto: Async at the Park Avenue Armory, Stephen Nomura Schible, doc., EUA, Japão, 65′, 2018

– Sign O’ The Times, Prince, doc., EUA, 87′, 1987

– The Velvet Underground Played At My High School, Tony Jannelli, Robert Pietri, doc. EUA, 8′, 2018

 

 

Partilha