Portas Abertas nos museus, biblioteca e arquivo…

Santa Maria da Feira é um dos 12 municípios portugueses que aderiram à iniciativa nacional Portas Abertas, que dá a conhecer os bastidores das entidades culturais, quem lá trabalha e o que faz. Entre 18 e 24 de junho, a Biblioteca e Arquivo do Município de Santa Maria da Feira, o Museu Convento dos Lóios, o Museu do Papel e o Museu de Santa Maria de Lamas abrem as suas portas para visitas guiadas a espaços habitualmente vedados ao público.

 

Através da iniciativa “A nossa história”, a biblioteca e arquivo municipal darão a conhecer documentos do seu acervo, que fazem parte da história local (23 de junho).

Nos bastidores do museu” é a proposta do Museu Convento dos Lóios, que abrirá as portas para mostrar alguns dos procedimentos indispensáveis para a conservação de objetos que fazem parte do acervo museológico (19 a 22 de junho).

O Museu do Papel, em Paços de Brandão, propõe “Um olhar sobre as memórias da indústria papeleira”, com visita guiada a um espaço reservado do museu, com enfoque nas várias tipologias de objetos utilizados na indústria papeleira (19 a 22 de junho).

Em Santa Maria de Lamas, o Museu abre as portas para as iniciativas “Do Parque ao Museu”, “À descoberta do Museu de Santa Maria de Lamas” e “Toca, sente a cortiça!” (18 a 24 de junho).

 

A iniciativa Portas Abertas é promovida pela Acesso Cultura, associação sem fins lucrativos de profissionais da cultura e de pessoas interessadas nas questões de acessibilidade. Tem como missão promover a melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal e no estrangeiro.

Partilha