A RUGAS – Associação Cultural, a partir de um personagem de um livro de Rute Sousa, Takumi, criou o espectáculo Plasticus para promover sensibilização ambiental por um oceano livre de Plástico.
O Plástico está a invadir o nosso planeta.
O que podemos fazer para evitar o excesso de lixo plástico ?
Que futuro queremos deixar às futuras gerações?
Estas são perguntas que a companhia se colocou para dar forma e vida a esta criação artística, dirigida à infância e famílias, que reflete sobre essa entidade que está por todo o lado e se reproduz a uma velocidade muito maior que qualquer ser vivo.
Uma “conferência” em forma de jogo teatral vai levar o público a uma reflexão mais atenta e além do problema, é lançado o desafio de propor recomendações de ações que todos podemos fazer por um planeta sem plástico.
Dois cientistas-especialistas, não sabem bem o que estão ali a fazer. Pensam que estão numa conferência sobre astronomia e gastronomia, até se aperceberem que não é esse o assunto da conferência.
Com recurso ao teatro, à contação de histórias, manipulação de objetos e marionetas, e, acima de tudo a uma personagem muito importante, Takumi, vão conseguir pensar e falar sobre este assunto e terminar esta conferência, porque o assunto… Sobre esse, ainda há muito a fazer…
Plasticus estreia dia 14 de Março, com entrada livre, pelas 16:00h no Centro Cultural Olga Cadaval, no Auditório Acácio Barreiros.