“Placeless”… sem sítio… sem lugar…

Imagens de sombras, reflexos, marionetas, bonecos, recolhidas ao longo dos anos sem uma razão consciente, em sítios físicos que referem a outras realidades e outros tempos, deram origem a uma reflexão pictórica e espacial no âmbito do amplo tema do duplo e, mais especificamente, na sua vertente mais ancestral, folclórica e mágica: do latim alter, outro, projecção que ao pôr em causa a percepção da realidade como ela nos parece, nos leva a vislumbrar outras dimensões, em que as questões de “lugar” e “tempo” tornam-se confusas e só podem se definir por negação.

Placeless” é também o espaço escolhido para a exposição: uma estrutura sobrelevada por cima doutro lugar físico, já não livraria, não galeria, não sítio, e ao mesmo tempo parte e conjunto dessas dimensões, onde as pinturas são suspensas no vazio, assim potenciando a sensação de indeterminação.

 

Elena Valsecchi, natural da Itália e actualmente residente em Portugal, teve e tem uma educação artística ecléctica que passa, entre outros, por cursos individuais e tutorias com vários artistas em Itália, Portugal e Argentina, por contínuas pesquisas e estudos individuais, por uma breve passagem na Ar.Co – Escola de Artes Visuais em Lisboa e por cursos e tutorias na MArt – Espaço Projeto Aprendizagem e Experimentação Artística, em Lisboa.

 

Placeless” inaugura Quinta-feira, 6 de Junho às 19h. de 6 a 27 de Junho, 2019 no Espaço Manchas de Tinta – Livraria Ler Devagar – LX Factory

Partilha