Pink Martini com a participação de China Forbes confirmados no Jardins do Marquês – Oeiras Valley

O Festival Jardins do Marquês – Oeiras Valley está de regresso para mais uma série de concertos. Depois das confirmações de Maria Bethânia e Joss Stone, há mais um nome a acrescentar a este cartaz: os Pink Martini, dia 2 de julho.

A banda encarna o espírito de ecletismo e elegância que é uma marca do festival. O concerto dos Pink Martini terá uma primeira parte a cargo das Três da Manhã da Renascença – Fora de horas nos Jardins do Marquês! Ana Galvão, Joana Marques e Inês Lopes Gonçalves trazem o sucesso da rádio para o palco do festival.

 

Os Pink Martini são certamente um exemplo de ecletismo ao serviço da melhor música. O conjunto de Portland, formado por oito elementos, oferece uma mistura de jazz, pop, world music, música clássica, com influências que vão desde de nomes como Edith Piaf ou Cole Porter aos grandes mestres da música latina. Thomas Lauderdale juntou a compositora e cantora China Forbes pouco tempo depois de ter tido a ideia para Pink Martini, e logo começaram a fazer música juntos.

O primeiro disco chegou com “Sympathique“, editado em 1997. O tema foi um sucesso em França e ainda hoje é recordado, mais de vinte anos depois, principalmente em reivindicações de trabalhadores, onde se tornou um hino graças a versos como “Je ne veux pas travailler“. Desde aí não pararam de experimentar, de arriscar, de fazer diferente, editando vários discos, vendendo milhões de cópias em todo o mundo e atuando um pouco por toda a parte. O nono disco da banda, “Je dis oui!”, editado em 2016, conta com as vozes de China Forbes, Storm Large, Ari Shapiro, a guru da moda Ikram Goldman, a ativista dos direitos civis Kathleen Saadat e Rufus Wainwright. Esse registo é cantado em vários idiomas, como é comum nos trabalhos de Pink Martini, e, neste caso, também em português, graças à interpretação do tema “Solidão” de Amália Rodrigues

Partilha