Peter Lindbergh: Untold Stories, a emblemática exposição, com a curadoria do próprio Peter Lindbergh pouco antes da sua morte em 2019, será pela primeira vez apresentada em Espanha, na cidade da Corunha (Galiza) a partir de 4 de dezembro até 28 de fevereiro de 2022.
Lindbergh passou dois anos a selecionar fotografias do seu vasto espólio fotográfico de mais de quatro décadas de carreira durante a qual imortalizou não só algumas das mulheres mais reconhecidas no mundo da moda, do cinema e de outras áreas, como Nicole Kidman, Charlotte Rampling ou Uma Thurman, mas também modelos que definiram a década de 90 – como Linda Evangelista, Naomi Campbell ou Kate Moss.
Peter Lindbergh deixou uma marca indelével no mundo da moda e da fotografia. Esta exposição oferece uma nova e inesperada revelação do trabalho deste lendário fotógrafo, com mais de 150 fotografias do início da década de 80 até 2019.
A exposição fotográfica é apresentada em parceria com a Fundação Lindbergh sob direção de Benjamin Lindbergh, filho do fotógrafo. Estruturada com o apoio pessoal de uma amiga e admiradora de longa data do fotógrafo, Marta Ortega, esta mostra integra a iniciativa da cidade da Corunha numa visão ambiciosa em trazer à região uma oferta cultural de reconhecida importância a nível internacional, ao mesmo tempo que a Galiza é promovida pelo seu forte e prolífero espírito cultural à escala mundial
A exposição, estruturada pelo próprio Peter Lindbergh, irá ocupar um edifício industrial recentemente requalificado no porto da Corunha numa intervenção arquitetónica da autoria de Elsa Urquijo, que promete ser um novo e marcante espaço da cidade.
A exposição será acompanhada por uma edição especial do livro da Taschen, “Untold Stories”. O novo livro, “Raw Beauty”, inclui entrevistas e fotografias de alguns dos mais reconhecidos modelos, como Naomi Campbell, Kate Moss e Penelope Cruz, reunidos em jeito de celebração da vida do fotógrafo, e ainda ensaios de criadores como o fotógrafo Nick Knight e o arquiteto David Chipperfield, célebres individualidades que decidiram fazer da Galiza o seu lar. “Raw Beauty” inclui ainda a poesia e o retrato de paisagem do artista galelo, Manuel Vilariño.