Performance And So You See… de Robyn Orlin em Serralves

Controversa e provocadora, a coreógrafa Robyn Orlin tem alargado de forma persistente as fronteiras da arte da performance e da dança ao longo dos 20 anos do seu trabalho criativo.

Orlin dedica-se a diversas disciplinas, destacando-se o cinema, o teatro, a dança e a ópera para analisar e refletir sobre questões em torno da cultura, da história e da identidade. Na sua mais recente criação And so you see…, Orlin mostra uma figura de pele azul vestida com uma túnica, flutuando como uma divindade contemplativa num fundo de paisagens e arquiteturas desertificadas.

Essa silhueta e a sua “busca de um lugar”, como um ícone artístico ingénuo implantado no meio de ruinas de diversas paisagens, é a de Albert Khoza, um jovem intérprete sul-africano cuja condição cristaliza as questões que Robyn Orlin coloca de forma persistente à sociedade pós-apartheid da África do Sul. Danças de guerra, servidão e outras ostentações desprendem-se deste solo extraordinário. Khoza torna-se uma diva, um ditador, um sensualista. Na sua crisálida em celofane, surgindo no ecrã de costas para o público, inverte o equilíbrio de poder colonialista ao transportar tradições ancestrais e uma esperança de modernidade.

 

Com Albert Silindokuhle Ibokwe Khoza.

Auditório de Serralves, Porto, dia 19 de Março

Partilha