Paulo Ribeiro homenageia a obra de Jiří Kylián no Centro Cultural Vila Flor

Um passeio com Jiří Kylián. É assim que Paulo Ribeiro apresenta a sua nova criação de homenagem a um coreógrafo que respira o presente e exala a intemporalidade, alguém que carrega uma mão divina. Depois da estreia em Viseu, no Teatro Viriato, “Walking with Kylián. Never Stop Searching” tem apresentação marcada no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, este sábado, 25 de Novembro.

São cinco os intérpretes que dão corpo à obra: André Cabral, André Mesquita, João Cardoso, Miguel Oliveira e Teresa Alves da Silva.Quatro homens e uma mulher. Surge um dueto que é retomado ao longo da peça. Trata-se de um encontro entre duas pessoas que parecem procurar uma linguagem comum, formas de se adaptar um ao outro. Um possível encontro entre Ribeiro e Kylián. Talvez.

Os corpos, um a um, vão atravessando e ocupando o espaço, desenhando trajetos com movimentos amplos e contínuos, gerando relações que se reconfiguram através da sua composição. Cria-se a ilusão de que não se vão tocar ou aproximar demasiado. Ainda assim, as relações intensificam-se e desvanece-se uma certa individualização dos corpos, afirma-se a força de um corpo coletivo. A composição, em “Walking with Kylián. Never Stop Searching”, estrutura-se a partir de diálogos coreográficos, jogos de pergunta e resposta. A intensidade gerada pelo uníssono e pela repetição do movimento continuamente transformado, revela-se na procura de complementaridade. Evita-se a sobreposição de ideias. O discurso coreográfico e a linguagem são progressivamente contaminados pela integração de detalhes e pela fragmentação do movimento.

Walking with Kylián. Never Stop Searching” é uma evocação a Jiří Kylián, coreógrafo incontornável da cena coreográfica contemporânea, referência maior para Paulo Ribeiro. À semelhança das obras de Kylián há, nesta proposta, uma pesquisa sobre corpos que são simultaneamente etéreos e fortes. Simultaneamente previsíveis e imprevisíveis. Corpos que se movimentam através de uma força gerada no seu interior, expondo com tempo o que deles emana. A genialidade e intemporalidade das obras coreográficas de Kylián despertaram a vontade de com ele comunicar, partilhar e passear intensamente, de homenagear a obra aproximando-se do criador.

Walking with Kylián. Never Stop Searching” é coproduzido pelo Centro Cultural Vila Flor, Teatro Nacional São João, Teatro Viriato e São Luiz Teatro Municipal

Partilha