Já é conhecido o segundo trailer de Patrick, a primeira longa-metragem de Gonçalo Waddington como realizador que aborda o rapto, o tráfico sexual de crianças, a pedofilia ou a desagregação familiar e os tremendos efeitos nefastos sobre as ‘suas’ vítimas. O filme teve a sua estreia na 67ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, em setembro de 2019, e chega a 23 de julho aos cinemas nacionais.
Patrick conta a história de um jovem adulto (interpretado pelo ator luso-francês Hugo Fernandes) a viver em Paris, com o namorado mais velho. Gere um site de pornografia adolescente, o que o leva a ser preso após uma rusga numa festa. As autoridades descobrem-lhe a verdadeira identidade e Patrick é afinal Mário, um português raptado, no interior de Portugal, em 1999, com apenas 8 anos.
É-lhe dada a opção de voltar para a sua família e colaborar na investigação do desmantelamento de uma rede de pedofilia. Ao regressar a Portugal, Mário, tenta adaptar-se a uma nova realidade, mas é recebido com desconfiança. A mãe tem dificuldade em reconhecer o filho e em comunicar com ele e as suas duas identidades entram em conflito: a vida de festas, drogas e promiscuidade em Paris; e a sua nova vida rural, no seio de uma família destruída.
Com interpretações de Teresa Sobral, Alba Baptista, Carla Maciel, Adriano Carvalho, João Pedro Bénardad, Raphael Tschudi ou Miguel Herz-Kestranek, Waddington faz de Patrick um filme sobre a crise de identidade de um rapaz de 20 anos, que teve a sua infância arruinada. Quem é afinal Patrick ou Mário que se apercebe que tem uma família em Portugal que nunca o esqueceu, mas que não sabe lidar com o seu passado?
Em simultâneo com estreia de ‘Patrick’, a Sony Music irá lançar digitalmente a Banda Sonora da autoria do músico e compositor Bruno Pernadas.