Paredes de Coura volta a “polinizar” o território com música e atividades culturais

Depois de ter sido galardoado como “National Winner” na categoria Best Cultural Programme nos Iberian Festival Awards, o Ciclo de Polinização Musical regressa a Paredes de Coura em maio e junho de 2022 para alargar, no tempo e no espaço, o impacto positivo da música na região.

 

Promovido pelo Município de Paredes de Coura, o evento assume o formato de ciclo de concertos e atividades culturais e irá decorrer em três fins de semana: 13, 14 e 15 de maio, 27, 28, 29 de maio e 17, 18, 19 de junho. Mantendo o conceito original de “polinizar” Paredes de Coura com música, a edição deste ano traz várias novidades. Ao contrário do ano passado, cujo formato promovia fins de semana temáticos dedicados alternadamente à música clássica, tradicional e jazz, este ano os fins de semana misturam as diferentes variantes musicais, com uma programação que parte destes três géneros, acolhendo projetos nacionais e internacionais que encontram aí a sua base, mas que trazem a Paredes de Coura abordagens contemporâneas dos mesmos.

 

A programação inclui nomes do panorama artístico nacional como Janita Salomé, Lavoisier, ZARMensemble (projeto de Carlos “Zíngaro”), Luís Bittencourt (Memórias Líquidas), Manuel Linhares (Suspenso), Nelembe Ensemble (novo projeto do percussionista Jorge Queijo), André Gaio Pereira (De Bach a Paredes), Cardo-Roxo Trio (Alvorada), a artista palestiniana Terez Sliman e muitos outros.

Através da parceria com a Associação Porta-Jazz, outros nomes que será possível ouvir no Ciclo de Polinização Musical são Eurico Costa Trio (Copal), Joana Raquel e Miguel Meirinhos (Ninhos) e AP Quarteto (Nu). Fruto também desta parceria, haverá nova edição da Locomotiva, Oficina de Jazz, Ritmo e Improvisação, com André B. Silva, criador dos projetos The Rite of Trio e The Guit Kune Do. Além dos concertos, outras atividades que serão promovidas são Workshops de Danças do Mundo, um Workshop de Voz com Manuel Linhares e caminhadas.

 

Enquanto evento que se assume como um espaço de partilha cultural, dedicado a todas as idades, este ano a programação inclui também espetáculos ligados às temáticas do ciclo e dedicados aos mais novos e a famílias, como O Mundo ao colo e Costurar Cantigas e Histórias, uma produção do Taleguinho, projeto de intervenção cultural para a infância com base na música tradicional, de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira, e também o espetáculo Opus 8, da Companhia de Música Teatral, com interpretação de Inês Rodrigues.

O Ciclo de Polinização mantém também a parceria com estruturas regionais como o Space Ensemble e a Ori-Coura Orientação, também incluídos na programação, e Associação Cultural Rock’n’Cave,

Os concertos irão decorrer maioritariamente no Centro Cultural de Paredes de Coura, estrutura que faz parte da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e que integrou o programa do Ciclo de Polinização Musical na candidatura a esta rede. Haverá também a extensão de alguns concertos à Capela do Espírito Santo, além de atividades pontuais ao ar livre.

 

Toda a programação pode ser consultada no site http://ciclopolinizacao.paredesdecoura.pt/.

Partilha