Paraguaii volta a estúdio para gravar o seu 6º álbum de originais, que será lançado no último trimestre de 2024. Para já apresentam “Please say it’s over” como tema de avanço para o desfile de “Aprés Ski 2024”.
A ideia para o tema apareceu sentado a um piano com mais de um século de vida e com um timbre bastante peculiar. Depois de editado e cortado em samples numa fusão entre o orgânico e o eletrónico nasce a letra numa espécie de baloiço entre o Yin e Yang.
“Please say it ‘s over” quer representar a bipolaridade que cada pessoa tem dentro de si, os caminhos traçados por boas ou más decisões momentâneas e paradoxalmente realistas do nosso dia a dia. De uma forma geral podemos afirmar que todos já fomos enganados pelo futuro que nos parecia garantido e como por magia tudo se inverteu numa espécie de realidade distópica vertiginosa – A dualidade positivo/negativo, dia/noite, o sol e a lua, o sim e o não, o antes e o depois.
Somos tudo isto e com a certeza de querer ser muito mais, somos a busca e o caminho, numa estrada sinuosa de curva contra-curva onde a ideia de chegar ao destino é paradoxal pois nem a morte é o fim.
De mãos dadas com o tema, Luís Canário Rocha utiliza o traço contínuo e sinuoso para entre certezas e incertezas percorrer o campo visual do espectador e mostrar múltiplos caminhos que ora se unem ora se confrontam. O embate de linhas nada mais são do que trilhos de uma montanha, sem estradas definidas, são os pés e os olhos que constroem o caminho, de trás para a frente, para cima e para baixo, às voltas com a incerteza sobre isto que é viver.