A 26 de Maio estreia o espetáculo O Outro de Nós, a mais recente criação do grupo de comunidade “Outra Voz”, no Grande Auditório Centro Cultural Vila Flor. O Outro de Nós apresenta-se como uma reflexão sobre o mundo e sobre o papel dos seus actores (cidadãos) em interacção com ele. As experiências de existir, os anseios, os desejos e os constrangimentos daqueles que fazem parte do projeto “Outra Voz”, constituem a matéria base desta nova criação, dirigida pelo actor/encenador José Eduardo Silva, a convite do grupo.
É a partir da memória, da criatividade e dos contributos dos participantes que, desde o início de 2017, se tem vindo a alicerçar esta nova criação. Em resposta ao desejo do colectivo de expandir a sua exploração sobre o movimento, a voz e o corpo, invadindo espaços de fronteira entre artes performativas, o objectivo passa por potenciar o hibridismo e assegurar uma contínua autonomização do grupo no futuro.
Tomando inspiração inicial no livro postumamente editado e não finalizado “O pobre de pedir” de Raúl Brandão, O Outro de Nós explora dimensões do lugar do “outro” na vida de uma comunidade. O que é estar no papel do “outro”, do “estranho”? Do “diferente” de nós, mas que poderia ser cada um de nós? Será que nos conseguimos realmente conhecer, sem ser através do “outro”?
Num mundo onde se globaliza a precariedade e a fragilidade da condição humana torna-se urgente reflectir e agir colectivamente para construir uma nova cultura.
“Outra Voz” é um grupo da comunidade constituído por grupos de ensaio regulares, distribuídos por diferentes freguesias do concelho de Guimarães, dedicado à expressão e exploração vocais a partir da música de tradição e transmissão oral.